Resumo de Dissertação - Úlcera por Pressão no Contexto da Atenção Primária: Reflexão com Enfermeiros sobre a Escala de Braden
Abstract
O presente estudo objetivou formular, coletivamente com os enfermeiros da equipe de Saúde da Família, ações que busquem prevenir a úlcera por pressão, pautado na escala de Braden, e promover a saúde das pessoas com restrição de mobilidade e atividade física no contexto da Atenção Primária. Estudo qualitativo que contou, como abordagem de investigação, com a Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). Como alicerce, utilizou o referencial teórico da Política Nacional de Promoção da Saúde e diretrizes para prevenção da úlcera por pressão da European Pressure Ulcer Advisory Panel and National Pressure Ulcer Advisory Panel. A pesquisa ocorreu em um Distrito Sanitário num município do Sul do Brasil, no mês de julho a agosto de 2014, com a participação de aproximadamente 20 enfermeiros. O estudo atendeu aos preceitos éticos da pesquisa com seres humanos e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina sob o parecer nº 711.385 em 07 de julho de 2014. Os dados foram obtidos em duas etapas, a primeira com entrevista que ocorreu para obter elementos que subsidiaram o planejamento das fases subsequentes, e obtenção do perfil sociodemográfico dos participantes. E a segunda etapa, pela prática educativa, através de três oficinas temáticas intituladas como tema central, Diga não à Úlcera por Pressão. A análise dos dados constituiu-se de quatro etapas: apreensão, síntese, teorização e transferência. Os resultados foram apresentados em dois manuscritos. O primeiro contempla a construção e reconstrução do conhecimento dos enfermeiros sobre úlcera por pressão, trazendo a necessidade de realização de capacitações contínuas, com início na formação acadêmica. O segundo manuscrito apresenta a percepção dos enfermeiros quanto à aplicabilidade da escala de Braden na prática e desvela quais ações de prevenção e promoção da saúde, podem ser adotadas, para evitar a úlcera por pressão. Aponta que avaliar adequadamente, traçar um plano de cuidados evitando o agravo, e nesse contexto, almejar práticas que promovam saúde, traduzem possibilidades criativas versus desafios, com um novo paradigma. A prática educativa permitiu a construção coletiva do novo saber, inovando e renovando a qualificação do cuidado preventivo e de promoção. Conclui-se que é fundamental investir na instrumentalização dos profissionais a partir de recursos educativos e tecnológicos. Embora a temática úlcera por pressão seja ampla, esta pesquisa trouxe questões importantes como possíveis benefícios para as pessoas susceptíveis a desenvolver o agravo, pelo aumento da possibilidade de evitá-lo, e melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Espera-se que este estudo possa contribuir para outras realidades, no ensino, bem como impulsionar o desenvolvimento de novas pesquisas, implicando em avanços da prática assistencial e científica da Enfermagem.