Percepção da Imagem Corporal pela Pessoa Estomizada: Estudo Fenomenológico
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201600020009Abstract
A pessoa estomizada pode desenvolver comportamentos de alienação do seu corpo por se sentir diferente após a cirurgia. Esse tipo de procedimento afeta a percepção do próprio corpo, o que implica diretamente em mudanças na imagem corporal, a qual, por sua vez, está diretamente relacionada aos aspectos fisiológicos, psicoafetivos, cognitivos e relacionais. O corpo é o meio pelo qual o sujeito está no mundo. Ele dá sentido e constitui uma pessoa como um ser no mundo. Objetivou-se compreender a percepção da pessoa estomizada sobre sua imagem corporal sob a abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty. Tratou-se de um estudo qualitativo, na perspectiva da fenomenologia de percepção de Merleau-Ponty, realizado de setembro a outubro de 2015, com 10 estomizados, na Associação dos Ostomizados do Estado do Ceará. Este trabalho obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Fortaleza, sob o parecer 1.188.476/2015. A análise dos depoimentos foi realizada por meio da busca à compreensão à luz do referencial, seguindo os passos de descrição, redução e compreensão fenomenológica. Na procura pela percepção, foram construídas quatro unidades de significado: eu e minha corporeidade; meu corpo como movimento; meu corpo como expressão e meu corpo como obra de arte. O ato de se perceber como um ser estomizado no mundo abrange uma gama de acontecimentos, os quais fazem com que possa se ter uma relação direta e autêntica com o mundo, a qual é assentada na corporeidade. Na construção dessa situação, o movimento humano produz sempre algo novo, como uma expressão artística ou talvez uma obra de arte. A incorporação do método fenomenológico permitiu compreender o ser estomizado como ser que se firma e se estabelece com o mundo por meio de sua corporeidade, efetivando-se pelo corpo que vivencia, que se movimenta, que se manifesta, que (re)cria e sofre influência dos contextos histórico e sociocultural.