Viabilidade do Ensino Padronizado no Conteúdo de Estomaterapia na Graduação de Enfermagem: Proposta de Objeto de Aprendizagem Online
Keywords:
Estomaterapia, Educação em Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, AprendizagemAbstract
O avanço tecnológico e científico referente ao tratamento de feridas, estomias e incontinência vem aumentando consideravelmente, sendo necessária a preparação dos profissionais de enfermagem para as questões éticas e de conhecimento teórico-prático neste segmento. O interesse em propor um ensino padronizado e direcionado ao cuidado em estomaterapia, que congregue várias informações sobre o tema, tendo como subsídio o uso de Objeto de Aprendizagem (OA), converge com a otimização do tempo e do aprendizado dos alunos,visto que nem todos os docentes de enfermagem tem essa especialização. O objetivo deste estudo foi verificar a viabilidade da padronização do ensino sobre estomaterapia no curso de enfermagem com auxílio de objeto de aprendizagem online junto aos docentes da graduação. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem mista, aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CoEP - no 618.806/14). A coleta de dados foi realizada no período de abril e maio de 2014 no Centro Universitário São Camilo, através de cartas convite enviadas pela Coordenação de Enfermagem a 40 docentes do Curso contendo o TCLE e link do questionário online (Google Docs). Quanto aos resultados, dos 18 docentes que responderam o questionário, 78% tinham mais de 20 anos de formação e nenhum especialista em estomaterapia. A análise dos dados revelou como principal resultado que 78% utilizariam o OA em suas aulas. Conclui-se que a elaboração e criação de um protocolo para ensino de estomaterapia na graduação em enfermagem por meio de objeto interativoonline seria viável e auxiliaria no processo ensino-aprendizagem.