Simulação em manequins como estratégia de ensino-aprendizagem para avaliação de ferida: relato de experiência

Authors

  • Belayrla Cerqueira de Jesus Faculdade Ruy Barbosa DeVry – Salvador (BA), Brasil.
  • Gislaine Felix Ramos Faculdade Ruy Barbosa DeVry – Salvador (BA), Brasil.
  • Cristiane Costa Reis da Silva Universidade Salvador (UNIFACS); Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) – Salvador (BA), Brasil.
  • Virginia Crispina Oliveira Gomes Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador (BA), Brasil.
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador (BA), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201700040009

Keywords:

Estomaterapia. Simulação. Ensino. Enfermagem.

Abstract

A simulação realística é um instrumento de ensino e avaliação e oferece diversas vantagens para o aprendizado de práticas básicas e complexas. A simulação com o uso de manequins permite que estudantes aprimorem suas habilidades clínicas sem expor o paciente a erros, o que traz mais segurança aos discentes e usuários. Na enfermagem, entre os diversos procedimentos que requerem o treinamento de graduandos encontra-se a técnica de curativo no tratamento de feridas, ainda difícil de ser realizada de maneira eficaz, confortável ao paciente e esteticamente aceitável, tornando assim fundamental o ensino dos estudantes. O objetivo do presente estudo foi descrever a utilização de uma estratégia de ensino focada na simulação realística aplicada para avaliação de feridas em uma instituição de ensino superior no estado da Bahia. Relato de experiência que descreve aspectos vivenciados pelos discentes nas situações simuladas. Conclui-se que a simulação como estratégia de ensino-aprendizagem para avaliação de feridas é considerada um apoio didático, que possibilita praticar procedimentos clínicos em um espaço seguro e muito próximo do real, sem risco de exposição do paciente.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Cristiane Costa Reis da Silva, Universidade Salvador (UNIFACS); Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) – Salvador (BA), Brasil.

Endereço para correspondência: Cristiane Costa Reis da Silva – Rua Joaquim Calado, 120 – Federação – CEP: 4023-0093 – Salvador (BA), Brasil

Published

2017-12-25

How to Cite

1.
Cerqueira de Jesus B, Felix Ramos G, Costa Reis da Silva C, Crispina Oliveira Gomes V, Tadeu Reis da Silva G. Simulação em manequins como estratégia de ensino-aprendizagem para avaliação de ferida: relato de experiência. ESTIMA [Internet]. 2017 Dec. 25 [cited 2025 Jan. 22];15(4). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/568

Issue

Section

Experience Report

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.