Translation of the Convexity Assessment Guide into the Portuguese language

Authors

Keywords:

Nursing, Stoma, Translation, Guide to Clinical Practice, Stomatherapy

Abstract

Objectives: Translate the Convexity Assessment Guide into the Portuguese language and perform its semantic, linguistic, conceptual and cultural validation. Methods: Translation study, qualitative descriptive, following the recommended phases: translation, back translation, comparison of original and translated versions back to Portuguese, validation by national experts committee. Results: It was obtained 400 evaluations – 49 annulled and 351 valid – which represents the total used for the agreement analysis of the items. After the analysis, there were six discordant items, reviewed according to the experts’ suggestions, obtaining, then, a greater agreement of 90% in all items evaluated. Conclusion: There was a high level of agreement among the evaluator’s committee, ensuring the continuity of the study with the cross-cultural validation of the Convexity Guide for the Brazilian reality. This research promoted the translation of an instrument that assists in the clinical indication of collector devices for stomas. The validation of the translation into the Portuguese language was obtained, being this the first phase of the process of cross-cultural validation.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Bruna Prini Rafaldini, Faculdade de Medicina de Rio Preto - FAMERP

Enfermeira Estomaterapeuta, especialista em Docência TecSaúde pela FIOCRUZ, Mestranda em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP. O Aperfeiçoamento em Curativo e Estoma no Hospital de Base de São José do Rio Preto e a atuação como Responsável Técnico do Ambulatório Regional de Especialidade e Coordenadora do Serviço de Atenção ao Estomizado na Prefeitura de São José do Rio Preto foram as primeiras atuações como enfermeira. Atualmente atua como Coordenadora de Educação Clínica do Brasil e suporte para América Latina com desenvolvimento de pesquisa clínica e apresentações em Congressos e Sinpósios Nacionais e Internacionais. Como docente atuando de forma pontual em cursos de graduação e pós graduação, treinamentos profissionais e palestras para a educação em saude.

Nádia Antônia Aparecida Poletti, FAMERP Faculdade de Medicina de Rio Preto

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração (1980), mestrado (2000) e doutorado (2005), pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, na área de cuidados a feridas crônicas Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em sistematização da assistência, atuando principalmente nos seguintes temas: feridas crônicas e ensino em enfermagem.

 

Paula Buck de Oliveira Ruiz, Escola de Enfermagem USP

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2008) e Mestrado em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2014). Atualmente é Professora adjunto da Universidade Paulista, enfermeira da Associação Expedicionários da Saúde e professora convidada da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Educação e Gerenciamento de Contas Hospitalar. Atua principalmente com o tema: processo de enfermagem, dimensão econômica do gerenciamento em enfermagem e hospitalar, educação em saúde e qualidade hospitalar. Atuou como enfermeira no bloco cirúrgico do Hospital de Base de São José do Rio Preto (2009-2013), Enfermeira de recursos de glosas/auditoria Hospital Vera Cruz (2015-2016) e Enfermeira da Educação Permanente do Centro Médico de Campinas (2016-2017). Especialização em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica (2010-2011) e Especialização em Formação Docente em Educação Profissional Técnico na Área da Saúde- TecSaúde, pela EAD/ENSP FioCruz (2010-2011). Membro do grupo de pesquisa Dimensão econômica do gerenciamento em enfermagem da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP) .

 

Regina Helena Squizatto, FAMERP Faculdade de Medicina de Rio Preto

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2013). Aperfeiçoamento em enfermagem em Feridas pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2014). Pós-graduada em enfermagem em Dermatologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2017). Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2018). Enfermeira na empresa Unimed São José do Rio Preto (2016-atual).

 

Andressa de Oliveira Lopes, FAMERP Faculdade de Medicina de Rio Preto

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista (2008). Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em tratamento de feridas. Mestranda em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2015-2017). (Texto informado pelo autor)

Niara Carla de Oliveira, FAMERP Faculdade de Medicina de Rio Preto

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário de Rio Preto (2007). Possui pós graduação pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP em Residência Multiprofissional em Atenção Básica com Ênfase na Estratégia Saúde da Família (2012). Tem experiência na área de Nutrição Clínica e Pesquisa Científica. Atualmente é mestranda pela FAMERP, com pesquisa na área de Terapia Nutricional na Cicatrização de Feridas

Published

2019-02-08

How to Cite

1.
Rafaldini BP, Poletti NAA, Ruiz PB de O, Squizatto RH, Lopes A de O, Oliveira NC de. Translation of the Convexity Assessment Guide into the Portuguese language. ESTIMA [Internet]. 2019 Feb. 8 [cited 2025 Apr. 18];16. Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/633

Issue

Section

Original article

Most read articles by the same author(s)