Aplicação da teoria de Orem no âmbito das feridas: uma revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Self Care, Nursing theory, Wounds and injuries, Leg ulcer, Enterostomal therapy

Resumo

Objetivos: Caracterizar a produção científica sobre a aplicação da teoria do autocuidado no âmbito das feridas. Método: Revisão integrativa da literatura com os artigos disponíveis na íntegra que evidenciem a temática. Foram utilizados os seguintes recursos informacionais: BVS, CINAHL, Scopus, Cochrane, PubMed e SciELO. Foram elencados os seguintes descritores: Autocuidado, Teoria de enfermagem, Ferida e Úlcera, em suas versões em inglês e português. A amostra final constou de 10 publicações. Os dados foram coletados utilizando um instrumento validado. A avaliação e a síntese dos dados foram produzidas através de descrição e avaliações estatísticas simples. Resultados: Os estudos analisados foram desenvolvidos em quatro países, o idioma inglês predominou e as publicações tiveram início em 2004. A teoria foi aplicada na sistematização da assistência de enfermagem como estratégia de ensino para o autocuidado e como referencial teórico. Os artigos relacionaram a teoria com pé diabético, úlcera venosa, úlceras de perna/membros inferiores (sem especificar o tipo), queimaduras e lesão por pressão. Conclusão: A teoria de Orem foi aplicada a uma diversidade de sujeitos e contextos, sua aplicabilidade no âmbito das feridas é algo concreto, independentemente do tipo de lesão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Larissa Houly de Almeida Melo, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em enfermagem dermatológica pela Faculdade Integrada de Patos (FIP). Mestranda em enfermagem pela Universidae Federal de Alagoas (UFAL). Enfermeira efetiva do  Ambulatório de Feridas e Pé Diabético de Arapiraca.

Publicado

2020-06-10

Como Citar

1.
Melo LH de A, Bernardo THL, Macedo JKS dos S, Francisco LCF de L, Barros AC. Aplicação da teoria de Orem no âmbito das feridas: uma revisão integrativa. ESTIMA [Internet]. 10º de junho de 2020 [citado 2º de abril de 2025];18. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/821

Edição

Seção

Artigo de Revisão