ABORDAGEM DE TEMAS CORRELATOS A ESTOMATERAPIA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

  • Francielle Paula de Freitas Morais SEscola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal – Secretaria de Saúde do Distrito Federal − Brasília (DF), Brazil. https://orcid.org/0000-0003-2002-6526
  • Paulo Henrique Fernandes dos Santos Universidade de Brasília − Faculdade de Ciências da Saúde − Departamento de Enfermagem − Brasília (DF), Brazil. https://orcid.org/0000-0003-4533-0129
  • Fernanda Letícia Frates Cauduro Universidade de Brasília − Faculdade de Ciências da Saúde − Departamento de Enfermagem − Brasília (DF), Brazil. https://orcid.org/0000-0002-4731-9217

Resumo

Objetivo: discutir a abordagem de temas correlatos à estomaterapia nos Projetos Pedagógicos (PP) e ementas de cursos de graduação de enfermagem de instituições públicas de ensino superior (IPES) do centro-oeste brasileiro. Método: pesquisa documental, exploratória, de abordagem qualitativa, desenvolvida no período de março a junho de 2020. Os cursos de enfermagem foram localizados por meio de acesso ao portal on-line do Ministério da Educação (e-MEC) e acessados os PP e ementas das disciplinas, quando disponíveis. Resultados: compuseram a amostra 17 cursos de graduação em enfermagem. Temas correlatos à estomaterapia estão presentes em disciplinas obrigatórias, optativas ou atividades extensionistas. Identificou-se predominância do conteúdo de feridas em disciplinas obrigatórias, e os temas estomias e incontinências são ofertados principalmente em disciplinas optativas ou atividades extensionistas. Conclusão: a pesquisa almeja ofertar às IPES subsídios para reflexão e avaliação curricular na difusão de temas correlatos à estomaterapia na formação superior em enfermagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Ministério da Saúde (BR). Resolução do Conselho Nacional da Saúde n. 573, de 31 de janeiro de 2018. Recomendações do Conselho Nacional de Saúde à proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação Bacharelado em Enfermagem. Diário Oficial da União [periódico na internet], Brasília (DF). 06 nov 2018 [cited 10 sep 2021]. Available at: https:// www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/48743098/do1-2018-11-06-resolucao-n-573-de-31-dejaneiro-de-2018-48742847

Santos VLCG, Cesaretti IUR. Assistência em Estomaterapia: Cuidando de Pessoas com Estomia. 2° ed. São Paulo: Atheneu; 2015.

World Council of Enterostomal Therapists (WCET). Mission, Values & Vision [Internet]. [Acesso em 10 set 2021]. Available at:www.wcetn.org

Gontijo TG, Borges EL, Ferraz AF, Pires Júnior JF, Spira JAO. Atuação profissional dos estomaterapeutas egressos da Universidade Federal de Minas Gerais. ESTIMA Braz J Enterostomal Ther. 2019;17:e1419. https://doi.org/10.30886/estima.v17.686_PT

Gonçalves FGA, Reis FLM, Silva NAB, Souza NVDO, Varella TCMML, Pires AS. Conteúdo de estomaterapia e estratégias de ensino no currículo de graduação em enfermagem. Rev. Enferm UERJ. 2018;26:e28921. http://doi.org/10.12957/reuerj.2018.28921

Rodrigues RA, Bueno AA, Silva LM, Kusumota L, Almeida VC, Giacomini SB et al. O ensino de enfermagem gerontológica nas instituições públicas brasileiras de ensino superior. Acta Paul Enferm. 2018;31(3):313-20. https://doi.org/10.1590/1982-0194201800044

Oliveira DC. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Rev. enferm. UERJ. 2008; [acesso em 10 set 2021];16(4):569-76. Available at: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-16162

Conselho Federal de Enfermagem, Brasília. Resolução Cofen n. 0567/2018. Regulamento da atuação da equipe de enfermagem no cuidado aos pacientes com feridas. Available at: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/ANEXO-RESOLU%C3%87%C3%83O-567-2018.pdf

Silva JLG, Oliveira-Kumakura ARS. Clinical simulation to teach nursing care for wounded patients. Rev Bras Enferm. 2018;71(Suppl 4):1785-90. http://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0170

Alves NP, Gomes TG, Lopes MMCO, Gubert FA, Lima MA, Beserra EP et al. Simulação realística e seus atributos para a formação do enfermeiro. Rev enferm UFPE online. 2019; [acesso em 09 set 2021];13(5):1420-8. Available at: https://periodicos.ufpe.br/ revistas/revistaenfermagem/article/view/239014/32337

Silva KCS, Barros MBSC, Silva VAO, Sanches LMP, Neto JAM, Alves SJO. Gamificação como Tecnologia Educacional Auxiliadora no Ensino de Curativos. In: Congresso sobre tecnologias na educação. 2019;504-10. https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8923

Marques BLC, Chave USB, Costa CCP. Relato de experiência sobre a criação de um jogo educativo acerca dos conteúdos de estomaterapia para estudantes do curso de enfermagem. Revista Presença. 2019; [acesso em 10 set 2021];1(13). Available at: http://sistema.celsolisboa.edu.br/ojs/index.php/numerohum/article/view/198/144

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Núcleos de Segurança do Paciente. Relatórios Eventos Adversos dos Estados. Incidentes relacionados à assistência à saúde. Resultados das notificações realizadas no Notivisa − Brasil, junho de 2019 a maio de 2020 [acesso em 10 set 2021]. Available at: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/relatorios-dos-estados

Moreno-Monsiváis MG. Practice Based on Scientific Evidence as the Foundation of Clinical Practice. Aquichan. 2019;19(3):e1931. https://doi.org/10.5294/aqui.2019.19.3.1

Caliri MHL, Santos VLCG, Mandelbaum MHS, Costa MSN IG. Classificação das lesões por pressão − Consenso NPUAP 2016 – Adaptada culturalmente para o Brasil. [internet] Associação Brasileira de Estomaterapia SOBEST e Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia- SOBENDE [acesso em 10 set 2021]. Available at: http://www.sobest.org.br/textod/35

Yamada B. Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências - SOBEST [Internet]. Fundação. 2016 [acesso em 10 set 2021]. Available at: http://www.sobest.org.br/texto/3

Souza NVDO, David HMSL, Mauricio VC, Costa CCP. Enfermagem em Estomaterapia no telessaúde UERJ: Relato de Experiência. J Bras Tele. 2014;3(2):70-2. https://doi.org/10.12957/jbrastele.2014.13593

Baratieri T, Sangaleti CT, Trincaus MR. Conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre avaliação e tratamento de feridas. Rev Enferm Atenção Saúde. 2015; [acesso em 10 set 2021];4(1):2-15. Available at: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/1259

Furtado AF, Marcondes L, Lenhani BE, Batista J. Conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre lesões por pressão: desafio para a segurança do paciente. Rev baiana enferm. 2019;33:e34425. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.34425

Luo Y, Parry M, Huang YJ, Wang XH, He GP. Nursing students’ Knowledge and atitudes toward urinary incontinence: A cross sectional survey. Nurse Educ Today. 2016;40:134-9. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.02.020

Zimnicki K, Pieper B. Assessment of prelicensure undergraduate baccalaureate nursing students: ostomy knowledge, skill experiences, and confidence in care. Ostomy Wound Manage. 2018;64(8):35-42. https://doi.org/10.25270/owm.2018.8.3542

Ministério da Educação (BR). Resolução n. 7 Conselho Nacional de Educação, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial da União [periódico na internet], Brasília (DF). 19 dez 2018 [cited 10 sep 2021]. Available at: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&ali

as=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192

Carvalho NAR, Nolêto IRSG, Santos JDMS, Benício CDAV, Bezerra SMG, Luz MHBA. Vivências de acadêmicos de enfermagem em uma liga de estomaterapia. Rev Enferm UFPI. 2015;4(4):105-8. https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i4.3045

Prado ARA, Barreto VPM, Tonini T, Silva AS, Machado WCA. O saber do enfermeiro na indicação de coberturas no cuidado ao cliente com feridas. ESTIMA Braz J Enterostomal Ther. 2016;14(4):175-82. https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201600040004

Publicado

2021-11-10

Como Citar

1.
Freitas Morais FP de, Fernandes dos Santos PH, Frates Cauduro FL. ABORDAGEM DE TEMAS CORRELATOS A ESTOMATERAPIA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: ANÁLISE DOCUMENTAL. ESTIMA [Internet]. 10º de novembro de 2021 [citado 22º de novembro de 2024];19. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/1028

Edição

Seção

Artigo Original