Serviço de Estomaterapia na Perspectiva dos Gerentes de Enfermagem em Hospital Público de Referência
Resumo
Objetivou-se descrever a percepção dos gerentes de enfermagem das unidades de internação, no tocante ao atendimento do serviço de estomaterapia em um hospital público. Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 11 enfermeiras em cargo de gerência de unidade. Para coletar os dados, utilizou-se um questionário de entrevista semiestruturada. Para análise dos depoimentos, adotou-se a técnica da análise de conteúdo. Emergiram desta análise duas categorias temáticas. Na primeira, abordaram-se as competências das enfermeiras do serviço de estomaterapia, com relatos sobre visitação e elaboração de pareceres, prevenção, tratamento de feridas e educação permanente no serviço. Na segunda categoria, os depoimentos das entrevistadas permitiram uma apreciação crítica do serviço de estomaterapia, em que foram discutidos aspectos críticos relacionados à capacitação e aos treinamentos necessários/insufi cientes, às estruturas física e humana, ao material inapropriado e à frequência restrita de visitas às unidades. Apesar das difi culdades relatadas, as gerentes demonstraram satisfação com a atuação do serviço de Estomaterapia, principalmente no que diz respeito à comunicação e ao relacionamento interpessoal entre unidades.