SINTOMAS URINÁRIOS E INTESTINAIS EM CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL

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Resumo

Objetivo: levantar a ocorrência de sintomas urinários e intestinais em crianças da rede pública de ensino fundamental da capital paranaense. Método: estudo quantitativo, exploratório-descritivo e de corte transversal. Amostra de pais/responsáveis que preencheram os seguintes instrumentos: Dysfunctional Voiding Scoring System; critérios de Roma IV; escala de Bristol. Análise realizada pelo IBM SPSS Statistics v.20.0. Os dados foram coletados no período de agosto a outubro de 2019. Os critérios de inclusão eram a criança estar matriculada e frequentando regularmente o ensino fundamental e a entrega do questionário preenchido ou parcialmente preenchido. Resultados: Foram entregues 458 questionários. Dos totalmente preenchidos, 51,9% era de meninas, e a de idade foi de 7,7 anos; 83% das crianças apresentaram algum sintoma urinário e/ou intestinal de baixa gravidade. Sem diferença significativa de sintomas entre sexos, e com acréscimo significativo de gravidade em crianças com 7 anos ou menos. Sintomas mais prevalentes: frequência miccional reduzida, frequência evacuatória reduzida, esforço evacuatório, urgência miccional e manobras de contenção; 39,6% das crianças apresentavam Constipação Intestinal Funcional. Disfunção vesical e intestinal em 35 crianças, a maior prevalência no sexo feminino. Conclusão: alta ocorrência de sintomas urinários e intestinais nas crianças. O sintoma mais prevalente foi constipação.

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Referências

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Publicado

2022-02-07

Como Citar

1.
Pinheiro Cristaldi da Silva C, Nascimento Ribas Miranda J, Arruda DF, Martins G, Assis GM. SINTOMAS URINÁRIOS E INTESTINAIS EM CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL. ESTIMA [Internet]. 7º de fevereiro de 2022 [citado 22º de novembro de 2024];19. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/1140

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