O USO DA MOULAGE NA SIMULAÇÃO CLÍNICA: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS

Autores

Resumo

Objetivo: identificar como e porque utilizar a moulage dentro das práticas de simulação clínica. Método: trata-se de estudo de casos múltiplos, inclusivo, de caráter descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Os casos foram selecionados por meio de uma amostra intencional. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, foram incluídos e
analisados quatro casos de cenários simulados que utilizaram moulage. Resultados: todos os casos analisados foram desenvolvidos em atividades clínicas simuladas extracurriculares por facilitadores com experiência em práticas clínicas, na docência e na área de simulação. As moulages utilizaram técnicas diferentes, promovendo maior interação com o
aprendiz pelo uso de estimulantes de diferentes órgãos do sentido, aguçando o raciocínio clínico, o desenvolvimento de
habilidades, competências, entre outros. Nos quatro casos, a moulage foi realizada em paciente simulado, em cenários
simulados e vídeo simulado. Os motivos descritos para moulage foram: prover realismo, fidelidade, fácil aplicação e baixo custo. Conclusão: foi possível identificar que a moulage é um recurso adequando em simulação clínica e que quando construída com rigor e método, influencia na fidelidade e no realismo do cenário simulado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Lioce L, Meakim CH, Fey MK, Chmil JV, Mariani B, Alinier G. Standards of best practice: Simulation standard IX: Simulation design. Clin Simul Nurs. 2015;11(6):309-15. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.03.005

Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Dias VR. Percepções de estudantes de enfermagem acerca das dimensões estruturais da simulação clínica. Sci med. 2019;29(1): e32792. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2019.1.32972

Makkink AW, Slabber H. For the students, by the students: Student perceptions of low cost medical moulage in a resourceconstrained environment. Afr J Emerg Med. 2019;9(4):207-11. https://doi.org/10.1016/j.afjem.2019.08.003

Kaneko RMU, Lopes MHBM. Cenário em simulação realística em saúde: o que é relevante para a sua elaboração? Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03453. https://doi.org/10.1590/s1980- 220x2018015703453

Jeffries PR, Rogers KJ. Evaluating simulations. Simulation in nursing education: From conceptualization to evaluation. New York: National League for Nursing. 2007. 87-103.

Choong J, Tan ZY. The role of simulation in burns education. Br J Hosp Med. 2019; 80(12): 716-9. https://10.12968/hmed.2019.80.12.716

Stokes-Parish JB, Duvivier R, Jolly B. Does appearance matter? Current issues and formulation of a research agenda for moulage in simulation. Simul Healthc. 2017;12(1):47-50. https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000211

Mills BW, Miles AK, Phan T, Dykstra PMC, Hansen SS, Walsh AS et al. Investigating the extent realistic Moulage impacts on immersion and performance among undergraduate Paramedicine students in a simulation-based trauma scenario: a pilot study. Simul Healthc. 2018;13(5):331-40. https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000318

Stokes-Parish JB, Duvivier R, Jolly B. Investigating the impact of moulage on simulation engagement: a systematic review. Nurse Educ Today. 2018;(64):49-55. https://doi.org/10.1016/j. nedt.2018.01.003

Pai DR, Singh S. Medical simulation: overview, and application to wound modelling and management. Indian J Plast Surg.2012;45(2):209-14. https://doi.org/10.4103/0970-0358.101280

Sezgunsay E, Basak T. Is Moulage effective in improving clinical skills of nursing students for the assessment of pressure injury?Nurse Educ Today. 2020;94:104572. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104572

Cazañas EF. Desvelando o uso da simulação nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil. [tese]. Botucatu (SP): Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho; 2020.

Garg A, Haley H, Hatem D. Modern moulage: evaluating the use of 3-dimensional prosthetic mimics in a dermatology teaching program for second-year medical students. Arch dermatol. 2010;146(2):143-6. https://doi.org/10.1001/archdermatol.2009.355

Silva DL. Além da tela: a experiência multissensorial das salas de cinema. Intercom. 2019;1-13. Available at: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-0738-1.pdf

Mazzo A, Miranda FBG, Meska MHG, Bianchini A, Bernardes RM, Pereira Junior GA. Teaching of pressure injury prevention and treatment using simulation. Esc Anna Nery. 2018;22(1):e20170182. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0182

Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman; 2015.

Fabri RP, Mazzo A, Martins JCA, Fonseca AS, Pedersoli CE, Miranda FBG et al. Construção de um roteiro teórico-prático para simulação clínica. Rev esc enferm USP. 2017;51:e03218. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2016265103218

Meska MHG. O uso da moulage nas práticas de simulação clínica: estudo de casos múltiplos. [Dissertação]. Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 2020.

Kim YJ, Noh GO, Im YS. Effect of step-based prebriefing activities on flow and clinical competency of nursing students in simulation-based education. Clin Simul Nurs. 2017;13(11):544-51. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2017.06.005

Costa RRO, Medeiros SM, Coutinho VRD, Mazzo A, Araújo MS. Satisfacción y autoconfianza en el aprendizaje de estudiantes de enfermeria: Ensayo clínico aleatorizado. Esc Anna Nery. 2020;24(1):e20190094. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0094

Bachion MM. Instrumentos básicos do cuidar: observação, interação e mensuração. Anais do I Simpósio Brasiliense de Sistematização da Assistência de Enfermagem de Brasília, 2009; Brasília. Available at: https://www.abendf.com.br/cursos_e_eventos/2010/simbrasae/ INSTRUMENTOS_BASICOS_

CUIDAR-MARIA_MARCIA_BACHION.PDF

Flores EK; Hess R. Comparing teaching methods on skin disorders using standardized patients dressed in moulage vs paper cases. Am J Pharm Educ. 2018;82(7):6636. https://doi.org/10.5688/ajpe6636

Sampson C, Parker CD, Burns E, Ruyan M, Higbee D, Koboldt T. (2018). A Low Cost Escharotomy Simulation Model for Residency Education. JETem. 2018;3(3):41-8. https://doi.org/10.5070/M533039877

Stokes-Parish J, Duvivier R, Jolly B. Expert opinions on the authenticity of moulage in simulation: a Delphi study. Adv Simul. 2019;4(1):1-10. https://doi.org/10.1186/s41077-019-0103-z

Publicado

2022-02-07

Como Citar

1.
Meska M, Raniere de Oliveira Costa R, Mano L, Negri Santos EC, Casarin Henrique-Sanches B, Mazzo A. O USO DA MOULAGE NA SIMULAÇÃO CLÍNICA: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS. ESTIMA [Internet]. 7º de fevereiro de 2022 [citado 22º de novembro de 2024];19. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/1141

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)