Ações Preventivas para Úlcera por Pressão em Idosos com Declínio Funcional de Mobilidade Física no Âmbito Domiciliar

Autores

  • Josefa Danielma Lopes Ferreira Enfermeira; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa (PB), Brasil.
  • Elizabeth Souza Silva de Aguiar Enfermeira; Especialista em Estomaterapia; Mestre em Enfermagem pela UFPB – João Pessoa (PB), Brasil.
  • Carla Lidiane Jácome de Lima Enfermeira; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa (PB), Brasil.
  • Karen  Krystine Gonçalves de Brito Enfermeira; Mestre em Enfermagem pela UFPB – João Pessoa (PB), Brasil.
  • Marta Miriam Lopes Costa Enfermeira; Professora Doutora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, UFPB – João Pessoa (PB), Brasil.
  • Maria Júlia Guimarães Oliveira Soares Enfermeira; Professora Doutora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, UFPB – João Pessoa (PB), Brasil.

Resumo

As úlceras por pressão são complicações possíveis de ocorrer em pessoas em situação de fragilidade, principalmente naquelas com restrição de mobilidade e idade avançada. Este estudo teve como objetivo investigar as medidas preven-
tivas para úlceras por pressão, utilizadas em idosos com declínio funcional de mobilidade física que vivem em domicílio.
Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa, tipo inquérito domiciliar. A amostra foi composta por 25 idosos domiciliados no município de João Pessoa, na Paraíba. Foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Centro
de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, sob protocolo 124/11. Dos pesquisados, 72% eram do sexo feminino, com faixa etária prevalente (64%) de 80 anos ou mais; dos entrevistados, 19 (72%) eram cuidadores informais, 6 (24%) eram formais e apenas 1 (4%) foi o próprio idoso. As medidas preventivas incluíram manter a pele limpa (84%);
examinar a pele diariamente (64%); usar redistribuidores de pressão (52%), aplicar hidratante (56%) e usar colchão de espuma (60%). Neste estudo, embora fossem praticadas algumas ações preventivas para úlceras por pressão, a dinâmica domiciliar encontrada apontou a necessidade de as Equipes de Saúde da Família e os serviços de atendimento domiciliares atuarem melhor quanto à prevenção de agravos, como as úlceras por pressão e suas complicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-04-07

Como Citar

1.
Ferreira JDL, Aguiar ESS de, Lima CLJ de, Brito KKG de, Costa MML, Soares MJGO. Ações Preventivas para Úlcera por Pressão em Idosos com Declínio Funcional de Mobilidade Física no Âmbito Domiciliar. ESTIMA [Internet]. 7º de abril de 2016 [citado 22º de novembro de 2024];14(1). Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/118

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)