UTILIZAÇÃO DE PODCAST PARA EDUCAÇÃO EM ESTOMATERAPIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicas de Enfermagem a respeito da utilização de podcast para educação em estomaterapia durante a pandemia de Covid-19. Método: Relato de experiência acerca de atividade de educação em saúde realizada entre junho e outubro de 2021, que descreve a criação de um canal de podcast e a divulgação de conteúdos em estomaterapia. Resultados: Foram realizados 16 episódios abordando as
três áreas de estudo da estomaterapia, um introdutório, oito sobre feridas, quatro sobre estomias e três sobre incontinências. Conclusão: Com a utilização do podcast para disseminar conteúdos em estomaterapia, observaram-se a praticidade e o custo-benefício da tecnologia para implementar educação em saúde a distância.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Silva LO, Nogueira JM. A corrida vacinal em tempos de pandemia: a necessidade de imunização contra Covid-19. Rev Bras Anal Clin 2020;52(2):149-53. https://doi.org/10.21877/2448-3877.20200002

Domingues CM. Challenges for implementation of the covid-19 vaccination campaign in Brazil. Cad Saúde Pública 2021;37(1):e00344620. https://doi.org/10.1590/0102-311X00344620

Nascimento FL. Ensino remoto: o uso do Google Meet na pandemia da Covid-19. BOCA 2021;7(19):44-61. https://doi.org/10.5281/zenodo.5028436%20%20%20

Lima J, Lopes MG, Santos CC. Continuidade das ações em saúde na atenção ambulatorial especializada durante a pandemia pela Covid-19. Rev Saúde Pública Paraná 2020;3(Supl. 1):140-54. https://doi.org/10.32811/25954482-2020v3sup1p140

Gonçalves FG, Reis FL, Silva NA, Souza NV, Varella TC, Pires AS. Conteúdo de estomaterapia e estratégias de ensino no currículo de graduação em enfermagem. Rev Enferm UERJ 2018;26:e28921. https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.28921

Carvalho SO, Moura MC, Mesquita MK, Silva GA, Vasconcelos CD, Silva GR. Ações extensionistas em estomaterapia: Relato de experiência durante a pandemia. Res Soc Dev 2021;10(9):e54010918223. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18223

Coradini NH, Borges AF, Dutra CE. Tecnologia educacional podcast na educação profissional e tecnológica. RECEI 2020;6(16):216-31. https://doi.org/10.21920/recei720206161228

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª ed. São Paulo: Atlas; 2017. 192 p.

Mota BS, Barbosa IE, Fonseca AR, Siqueira DS, Sampaio EC, Melo FS, et al. Lesão por pressão em pacientes internados em unidades de terapia intensiva e profissionais de saúde durante a pandemia da Covid-19. Braz J Dev 2021;7(4):43066-82. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-664

Tanaka AK, Paczek RS, De Brum BN, Brito DT, Alexandre EM, Agostini AG. Adaptação do serviço de estomaterapia durante a pandemia de Covid-19: relato de experiência. Rev Gaúcha Enferm 2021;42(Núm. Esp.):e20200214. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200214

Castro TM, Silva BA, Venturi K. Análise quantitativa do atendimento remoto durante a pandemia do Covid-19 relacionado aos marcos históricos da doença no Brasil. Saúde Colet 2020;10(53):2394-403. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i53p2394-2403

França T, Rabello ET, Magnago C. As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas. Saúde Debate 2019;43(Esp. 1):106-15. https://doi.org/10.1590/0103-11042019S109

Shoji S, Souza NV, Maurício VC, Costa CC, Alves FT. O cuidado de enfermagem em estomaterapia e o uso das tecnologias. Braz. J. Enterostomal Ther 2017;15(3):169-77. https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201700030008

Gomes RM, Alencar MP, Santos MJ, Silva RS, Messias JB, Florêncio MS. Café com Saúde: podcast como ferramenta de ensino nos cursos de saúde. Braz J Technol 2020;3(1):48-58. https://doi.org/10.38152/bjtv3n1-002

Lin M, Thoma B, Trueger NS, Ankel F, Sherbino J, Chan T. Quality indicators for blogs and podcasts used in medical education: modified Delphi consensus recommendations by an international cohort of health professions educators. Postgrad Med J 2015;91(1080):546-50. https://doi.org/10.1136/postgradmedj-2014-133230

Thoma B, Murray H, Huang SY, Milne WK, Martin LJ, Bond CM, et al. The impact of social media promotion with infographics and podcasts on research dissemination and readership. CJEM 2018;20(2):300-6. https://doi.org/10.1017/cem.2017.394

Mafort MR., Ramos LF, Santos CF. Podcast como estratégia de inclusão no ensino superior. SocArXiv 2019. https://doi.org/10.31235/osf.io/4vypq

Publicado

2022-06-23

Como Citar

1.
Carvalho S de O, da Silva GA de A, Moura MCS, Santos BKI, Medeiros AM de B, Duarte GM, et al. UTILIZAÇÃO DE PODCAST PARA EDUCAÇÃO EM ESTOMATERAPIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. ESTIMA [Internet]. 23º de junho de 2022 [citado 21º de novembro de 2024];20. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/1207

Edição

Seção

Relato de Experiência