SCAPE ROOM COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

Autores

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência da utilização de sala de escape como estratégia educacional e de sensibilização para prevenção de lesão por pressão no contexto hospitalar. Métodos: Trata-se de um relato de experiência decorrente de atividade desenvolvida em novembro de 2021, com profissionais da equipe multiprofissional de um hospital filantrópico de grande porte localizado na região metropolitana de São Paulo (SP), Brasil. Resultados: Realizou-se o jogo como estratégia educacional associado a outras iniciativas sobre a temática, durante a campanha anual de prevenção de lesão por pressão. Participaram da atividade 82 profissionais, entre eles, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas e fisioterapeutas. O total de 57 participantes (69,5%) conseguiram desvendar os enigmas propostos e sair da sala de escape no tempo determinado. A avaliação de reação demonstrou alto nível de satisfação com a atividade, além de inúmeros elogios sobre a metodologia escolhida, bem como a criatividade com que o tema foi abordado e desenvolvido. Conclusão: A utilização de uma metodologia baseada na interação dos participantes, como as salas de escape, associada a outras atividades educativas parece ser interessante para promover a aprendizagem e a sensibilização na temática prevenção de lesão por pressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Edsberg LE, Black JM, Goldberg M, McNichol L, Moore L, Siegreen M. Revised National Pressure Ulcer Advisory Panel Pressure Injury Staging System. J Wound Ostomy Continence Nurs 2016;43(6):585-97. https://doi.org/10.1097/won.0000000000000281

Rockville MD. Declines in hospital: acquired conditions. Agency for Healthcare Research and Quality [Internet]. 2020 [acessado em 1o fev. 2022]. Available at: https://www.ahrq.gov/data/infographics/hac-rates_2019.html

Ayello EA, Zulkowski K, Capezuti E, Jicman WH, Sibbald RG. Educating nurses in the united states about pressure injuries. Adv Skin Wound Care 2017;30(2):83-94. https://doi.org/10.1097/01.asw.0000511507.43366.a1

Campoi ALM, Engel RH, Stacciarini TSG, Cordeiro ALPC, Melo AF, Rezende MP. Permanent education for good practices in the prevention of pressure injury: almost-experiment. Rev Bras Enferm 2019;72(6):1646-1652. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0778

Adams V, Burger S, Crawford K, Setter R. Can you escape? Creating an escape room to facilitate active learning. J Nurses Prof Dev 2018;34(2):E1-E5. https://doi.org/10.1097/nnd.0000000000000433

Lima, PR, Damacena DEL, Neves VLS, Campos RBN, Silva FAA, Bezerra SMG. Ocorrência de lesão por pressão em pacientes hospitalizados: revisão integrativa. Uningá Rev J [Internet]. 2017 [acessed on May, 13 2022];32(1):53-67. Available at: revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/39

Gómez-Urquiza JL, Gómez-Salgado J, Albendín-García L, Correa-Rodríguez M, González-Jiménez E, Fuente GAC. The impact on nursing students’ opinions and motivation of using a “nursing escape room” as a teaching game: a descriptive study. Nurse Educ Today 2019;72:73-6. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.10.018

Strickland HP, Kaylor SK. Bringing your a-game: educational gaming for student success. Nurse Educ Today 2016;40:101-3. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.02.014

Morrell BLM, Ball HM. Can you escape nursing school? Nurs Educ Perspect 2020;41(3):197-8. https://doi.org/10.1097/01.nep.0000000000000441

Woodworth JA. Escape room teaching pedagogy in the didactic learning environment for nursing. Nurse Educ 2021;46(1):39-42. https://doi.org/10.1097/nne.0000000000000847

National Pressure Injury Advisory Panel. Unavoidable pressure injury during COVID-19 crisis: a position paper from the National Pressure Injury Advisory Panel [Internet]. 2020 [acessed on Feb, 1st 2022]. Available at: www.npiap.com

Ambrosio DM, Garofalo PF. Expect the unexpected: simulation games as a teaching strategy. Clin Simul Nurs 2016;12(4):132-6.https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.12.009

Publicado

2022-07-30

Como Citar

1.
Ramalho AO, Drummond de Camargo J, Mazócoli E, Matias Rentes Barbosa C, Oliveira Prado NR, Marin A. SCAPE ROOM COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO. ESTIMA [Internet]. 30º de julho de 2022 [citado 3º de julho de 2024];20. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/1211

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)