INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE DERMATITE ASSOCIADA À INCONTINÊNCIA: ESTRATÉGIA DE ENSINO NO INSTAGRAM

Autores

Resumo

Objetivos: Descrever e avaliar intervenção educativa realizada por meio de mídia social sobre dermatite associada à incontinência (DAI) com profissionais de enfermagem. Métodos: Estudo de intervenção educativa
com abordagem qualitativa pela mídia social Instagram para veiculação dos conteúdos do curso sobre a DAI. A coleta de dados foi realizada com 30 profissionais de enfermagem da clínica médica e unidade de terapia intensiva adulta de hospital de ensino público de Mato Grosso do Sul, de fevereiro a março de 2022. Os dados foram coletados durante o curso e apreciados pela análise de conteúdo de Bardin e à luz do referencial teórico da aprendizagem significativa de Ausubel. Resultados: Da análise dos comentários dos cursistas, emergiram quatro categorias temáticas: ancoragem, que retrata o saber prévio; aprendizagem significativa subordinada,a qual apresenta a construção de conhecimento ancorada no saber prévio; aprendizagem por descoberta,evidenciando a autonomia do participante no aprendizado; e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, que revela aavaliação do processo educativo. Conclusão: Os resultados mostraram que a intervenção educativa obteve êxito no que tange ao compartilhamento de evidências sobre DAI aos participantes e que a ferramenta Instagram pode ser adotada para ações educativas mesmo em ambiente hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fletcher J, Beeckman D, Boyles A, Fumarola S, Kottner J, Mcnichol L, et al. International best practice recommendations: prevention and management of moisture associated skin damage (MASD). Wounds Int [Internet]. 2020 [acessado em 20 mar. 2022];1-20. Available at: https://www.woundsinternational.com/resources/details/best-practice-recommendations-

prevention-and-management-moisture-associated-skin-damage-masd

Gray M, Giuliano KK. Incontinence-associated dermatitis, characteristics and relationship to pressure injury: a multisite epidemiologic analysis. J. Wound Ostomy Continence Nurs 2018;45(1):63-7. https://doi.org/10.1097/WON.0000000000000390

Kayser SA, Koloms K, Murray A, Khawar W, Gray M. Incontinence and incontinence-associated dermatitis in acute care: a retrospective analysis of total cost of care and patient outcomes from the Premier Healthcare Database. J. Wound Ostomy Continence Nurs. 2021;48(6):545-52. https://doi.org/10.1097/WON.0000000000000818

National Pressure Ulcer Advisory Panel, European Pressure Ulcer Advisory Panel, Pan Pacific Pressure Injury Aliance. Prevention and treatment of pressure ulcers: quick reference guide [Internet]. Cambridge Media: Osborne Park; 2019 [acessado em 5 fev.2022]. Available at: https://www.epuap.org/download/11182/

Veiga GA, Araújo MC, Cauduro FLF, Andrade J. Metodologia ativa no estágio supervisionado de enfermagem: inovação na atenção primária à saúde. Rev Baiana Enferm 2020;34:e34857. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34857

Lovato FL, Michelotti A, Loreto ELS. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae 2018;20(2):154- 71. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3690

Agra G, Formiga NS, Oliveira PS, Costa MML, Fernandes MGM, Nóbrega MML. Analysis of the concept of Meaningful Learning in light of the Ausubel’s Theory. Rev Bras Enferm 2019;72(1):248-55. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0691

Haiashida KA, Maia RHC. Educação permanente em saúde: revisão integrativa. Itinerarius Reflectionis 2018;14(4):1-25. https://doi.org/10.5216/rir.v14i4.55163

Danski MTR, Oliveira GLR, Pedrolo E, Lind J, Johann DA. Importância da prática baseada em evidências nos processos de trabalho do enfermeiro. Ciên Cuidado Saúde 2017;16(2):1-6. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i2.36304

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria no 198, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.

Adamy EK, Zocche DAA, Vendruscolo C, Metelski FK, Argenta C, Valentini JS. Tecendo a educação permanente em saúde no contexto hospitalar: relato de experiência. Rev Enferm Centro-Oeste Mineiro 2018;8:e1924. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1924

Fernandes CSNN, Ângelo M, Estratégias lúdicas utilizadas em enfermagem: uma revisão integrativa. Avances Enferm 2018;36(1):88-98. https://doi.org/10.15446/av.enferm.v36n1.63553

Sotero AM, Ribeiro LO, Menezes MS, Coelho NMR, Bento Junior PCT, Gama TCCL, et al. O uso do Instagram como estratégia de promoção à saúde do PET Saúde/Interprofissionalidade. Rev Extensão UPE 2021; 6(1): 3-11. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.199.pp3-11

Latif MZ, Hussain I, Saeed R, Qureshi MA, Maqsood U. Use of smart phones and social media in medical education: trends, advantages, challenges and barriers. Acta Inform Med 2019;27(2):133-8. https://doi.org/10.5455/aim.2019.27.133-138

Pather P, Hines S, Kynoch K, Coyer F. Effectiveness of topical skin products in the treatment and prevention of incontinence associated dermatitis: a systematic review. JBI Database Syst Rev Implement Rep 2017;15(5):1473-96. https://doi.org/10.11124/jbisrir-2016-003015

Ousey K, O’Connor L, Doughty D, Hill R, Woo K. Incontinence-associated dermatitis Made Easy. Wounds Int [Internet] 2017 [acessado em 30 mar. 2022];8(2). Available at: https://www.woundsinternational.com/resources/details/iad-made-easy

Raepsaet C, Fourie A, Van Hecke A, Verhaeghe S, Beeckman D. Management of incontinence-associated dermatitis: A systematic review of monetary data. Int Wound J 2021;18(1):79-94. https://doi.org/10.1111/iwj.13496

Brandão ACMAG, Gambin CC, Majado CA, Kunitake N, Alexandre NMC, Dantas SRPE. Adaptação do instrumento “Perineal Assessment Tool” para a cultura brasileira. ESTIMA, Braz J Enterostomal Ther 2018;16:e0618. https://doi.org/10.30886/estima.v16.397_PT

Gomes DF, Moita MP, Oliveira LC, Dias MSA. Avaliação formativa em saúde: uma análise das evidências latino-americanas. Revista Saúde 2021;47(1):1-14. https://doi.org/10.5902/2236583465079

Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2016.

Woo KY, Beeckman, Dimitri D, Chakravarthy D. Management of moisture-associated skin damage: a scoping review. Adv Skin Wound Care 2017;30(11):494-501. https://doi.org/10.1097/01.ASW.0000525627.54569.da

Beeson T, Eifrid B, Pike CA, Pittman J. Do intra-anal bowel management devices reduce incontinence-associated dermatitis and/or pressure injuries? J Wound Ostomy Contin Nurs 2017;44(6):583-88. https://doi.org/10.1097/WON.0000000000000381

Wilson MM, Angyus M, Beals D, Callan L, Francis K, Kingan M, et al. Executive summary: a quick reference guide for managing fecal incontinence (FI). J Wound Ostomy Contin Nurs 2014;41(1):61-9. https://doi.org/10.1097/WON.0000000000000004

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota técnica GVIMS/GGTES no 03/2017: práticas seguras para prevenção de lesão por pressão em serviços de saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2017 [acessdo em 8 mar.2022]. Available at: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/notas-tecnicas/nota-

tecnica-gvims-ggtes-no-03-2017.pdf

Ceccim RB. Emergência de um “campo de ação estratégica”: ordenamento da formação e educação permanente em saúde. Sanare 2019;18(1):68-80. https://doi.org/10.36925/sanare.v18i1.1307

Publicado

2022-09-20

Como Citar

1.
Sokem JA dos S, Menis Ferreira A, Perez Rodrigues Bergamaschi F, de Mendonça Figueirêdo Coelho M, Neris Ferreira Sarat C, Batista Rodrigues Ribeiro E, et al. INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE DERMATITE ASSOCIADA À INCONTINÊNCIA: ESTRATÉGIA DE ENSINO NO INSTAGRAM. ESTIMA [Internet]. 20º de setembro de 2022 [citado 21º de novembro de 2024];20. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/1244

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)