INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE DERMATITE ASSOCIADA À INCONTINÊNCIA: ESTRATÉGIA DE ENSINO NO INSTAGRAM

Autores

  • Jaqueline Aparecida dos Santos Sokem Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde – Sinop/MT – Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8075-0829
  • Adriano Menis Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Curso de Enfermagem – Três Lagoas/MS – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4054-768X
  • Fabiana Perez Rodrigues Bergamaschi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Curso de Enfermagem – Dourados/MS – Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1820-1196
  • Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho Universidade Federal do Ceará – Curso de Enfermagem – Fortaleza/CE – Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6182-9486
  • Caroline Neris Ferreira Sarat Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Curso de Enfermagem – Campo Grande/MS – Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1232-2026
  • Edilma Batista Rodrigues Ribeiro HUniversidade Federal da Grande Dourados, Hospital Universitário – Dourados/MS – Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1060-0176
  • Caroline Cordeiro Souto Universidade Federal da Grande Dourados, Hospital Universitário – Dourados/MS – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9564-3433
  • Liliane Moretti Carneiro Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campo Grande/MS – Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3195-8767
  • Marcelo Alessandro Rigotti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Curso de Enfermagem – Três Lagoas/MS – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9234-6257

Resumo

Objetivos: Descrever e avaliar intervenção educativa realizada por meio de mídia social sobre dermatite associada à incontinência (DAI) com profissionais de enfermagem. Métodos: Estudo de intervenção educativa
com abordagem qualitativa pela mídia social Instagram para veiculação dos conteúdos do curso sobre a DAI. A coleta de dados foi realizada com 30 profissionais de enfermagem da clínica médica e unidade de terapia intensiva adulta de hospital de ensino público de Mato Grosso do Sul, de fevereiro a março de 2022. Os dados foram coletados durante o curso e apreciados pela análise de conteúdo de Bardin e à luz do referencial teórico da aprendizagem significativa de Ausubel. Resultados: Da análise dos comentários dos cursistas, emergiram quatro categorias temáticas: ancoragem, que retrata o saber prévio; aprendizagem significativa subordinada,a qual apresenta a construção de conhecimento ancorada no saber prévio; aprendizagem por descoberta,evidenciando a autonomia do participante no aprendizado; e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, que revela aavaliação do processo educativo. Conclusão: Os resultados mostraram que a intervenção educativa obteve êxito no que tange ao compartilhamento de evidências sobre DAI aos participantes e que a ferramenta Instagram pode ser adotada para ações educativas mesmo em ambiente hospitalar.

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Publicado

2022-09-20

Como Citar

1.
Sokem JA dos S, Menis Ferreira A, Perez Rodrigues Bergamaschi F, de Mendonça Figueirêdo Coelho M, Neris Ferreira Sarat C, Batista Rodrigues Ribeiro E, et al. INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE DERMATITE ASSOCIADA À INCONTINÊNCIA: ESTRATÉGIA DE ENSINO NO INSTAGRAM. ESTIMA [Internet]. 20º de setembro de 2022 [citado 3º de julho de 2024];20. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/1244

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