CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE FÔLDER SOBRE CUIDADOS PARA PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO
Resumo
Objetivos: Desenvolver e validar um fôlder sobre prevenção do pé diabético direcionado a pacientes e seus familiares. Método: Estudo metodológico realizado em duas etapas. A primeira envolveu revisão bibliográfica para a construção do fôlder por meio de busca de artigos e manuais sobre diagnóstico, problemas enfrentados, autocuidado, prevenção e as principais intervenções do pé diabético na base de dados da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. A segunda etapa foi referente ao processo de validação, com participação de 23 enfermeiros estomaterapeutas. Utilizaram-se o índice de validade de conteúdo (IVC) para avaliar a validade do fôlder e o de Kappa como indicador de concordância. Resultados: O IVC global da tecnologia na primeira avaliação apontou IVC geral = 0,91 e índice de Kappa geral = 0,81. Após reformulação do material mediante sugestões dos juízes, um segundo ciclo de validação apontou IVC = 0,99 e Kappa = 0,98. Conclusão: A tecnologia proposta foi considerada validada por especialistas quanto aos objetivos, ao conteúdo, à relevância, às figuras, à forma de escrita e de conteúdo, apresentando altas pontuações no IVC e índice Kappa, sugerindo que o material pode ser utilizado para trabalhar prevenção do pé diabético com pacientes e seus familiares.
Downloads
Referências
International Diabetes Federation. Atlas da diabetes [Internet]. 9. ed. [S.L]: International Diabetes Federation, 2019 [acessado em 1o dez. 2020]. Available at: https://diabetesatlas.org/en/resources/
Brito JFP, Oliveira AC, Sousa LS, Silva EB, Rocha ESB, Bezerra SMG. Sensorimotor alterations and associated factors in diabetes mellitus patients. Texto & Contexto – Enferm 2020;29:1-13. https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0508
Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020 [Internet]. São Paulo: Clannad; 2019 [acessado em 4 jan. 2021]. Available at: http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Diretrizes-Sociedade- Brasileira-de-Diabetes-2019-2020.pdf
Grennan D. Diabetic foot ulcers. JAMA 2019;321(1):114. https://doi.org/10.1001/jama.2018.18323
Stern JR, Wong CK, Yerovinkina M, Spindler SJ, See AS, Panjaki S, et al. A meta-analysis of long-term mortality and associated risk factors following lower extremity amputation. Ann Vasc Surg 2017;42:322-7. https://doi.org/10.1016/j.avsg.2016.12.015
Armstrong DG, Boulton JM, Sicco A. Diabetic foot ulcers and their recurrence. New Eng J Med 2017;376:2367-75. https://doi.org/10.1056/nejmra1615439
Souza Júnior EÁ, Camargo RSS, Baumfeld TS, Baumfeld DS, Macedo BD. Diabetic foot and its serial treatment in high-risk patients: focusing on the individual. Rev Assoc Méd Bras 2020;66(11):1542-7. https://doi.org/10.1590/1806-9282.66.11.1542
Marques MB, Cautinho JFV, Martins MC, Lopes MVO, Maia JC, Silva MJ. Educational intervention to promote self-care in older adults with diabetes mellitus. Rev Esc Enferm USP 2019;53:03517. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018026703517
Arruda C, Boell JEW, Silva DMGV, Lopes SGR, Lauterte P, Junkes C. Tecnologia educativa para cuidados e prevenção do pé diabético. Ciênc Cuid Saúde 2021;20:e50115. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v20i0.50115
Penha JRL, Fernandes FA, Oliveira CC, Oliveira RD, Barros EF. Validação e utilização de novas tecnologias na saúde e educação: uma revisão integrativa. Rev Interdisc Prom Saúde 2018;1(3):199-206. https://doi.org/10.17058/rips.v1i3.12580
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7a ed. Porto Alegre: Artmed; 2011.
Fehring RJ. The Fehring model. In: Carrol-Jonhnson RM, Paquete M, eds. Classification of nursing diagnoses: proceedings of the Tenth Conference. Filadélgia: J. B. Lippincott; 1994. p. 55-62.
Arango HG. Bioestatística: teórica e computacional. 3a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2009.
Teixeira E, Mota VMSS. Educação em saúde: tecnologias educacionais em foco. São Caetano do Sul: Difusora; 2011.
Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc Saúde Coletiva 2011;16(7):3061-8. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
Popoviciu MS, Marin VN, Vesa CM, Simona SD, Stefan RA, Serafinceanu C, et al. Correlations between diabetes mellitus self-care activities and glycaemic control in the adult population: a cross-sectional study. Healthcare 2022;10(1):174. https://doi.org/10.3390/healthcare10010174
Sibounheuang P, Olson PS, Kittiboonyakun P. Patients’ and healthcare providers’ perspectives on diabetes management: a systematic review of qualitative studies. Res Social Adm Pharm 2020;16(7):854-74. https://doi.org/10.1016/j.sapharm.2019.09.001
Galdino YLS, Moreira TMM, Marques ADB, Silva FAA. Validation of a booklet on self-care with the diabetic foot. Rev Bras Enferm 2019;72(3):780-7. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0900
Maeyama MA, Pollheim LCF, Wippel M, Machado C, Veiga MV. Aspectos relacionados à dificuldade do controle glicêmico em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 na atenção básica. Braz J Develop 2020;6(7):47352-69. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-391
Sousa CS, Turrini RNT. Validação de constructo de tecnologia educativa para pacientes mediante aplicação da técnica Delphi.Acta Paul Enferm 2012;25(6):990-6. https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000600026
Feitosa YS, Sampaio LRL, Moraes JT, Moreira TMM, Rolim KMC, Dantas TP, et al. Construction and validation of educational technology to prevent complications in intestinal ostomies / periestomy skin. Rev Bras Enferm 2020;73(Supl. 5):1-6. https://doi. org/10.1590/0034-7167-2019-0825
Dias EG, Pardim ACS, Antunes LP, Silva IO, Alves JCS, Jorge SA. Desafios da prática do autocuidado do idoso portador de diabetes mellitus tipo 2. Rev Sustinere 2017;5(1):38-53. https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.26483
Oliveira RA, Pires JM, Viana LG, Alencar MMSC, Cavalcante JVMS, Ribeiro SG, et al. Validação clínica de tecnologia educativa sobre prevenção do pé diabético. Rev Eletr Acervo Saúde 2021;13(1):e5318. https://doi.org/10.25248/reas.e5318.2021
Gama DM, Corcini LMACS, Schimith MD, Badke MR, Palha PF, Weiller TH, et al. Tecnologias educacionais validadas para a educação em saúde de pessoas com diabetes mellitus: revisão integrativa. Res Soc Develop 2022;11(4):e37311427443. https:// doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27443
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thalia Alves Chagas Menezes, Tifanny Horta Castro, Letícia Ellen Vieira Rocha, Kauane Matias Leite, Débora Lira Correia, Karine Rocha da Silva Abreu, Mayara Lorenço Vilar, Mariana Cavalcante Martins, Eveline Pinheiro Beserra, Viviane Mamede Vasconcelos Cavalcante, Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.