CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE LESÕES NOS PÉS DE PESSOAS COM DIABETES
Resumo
Objetivos: Construir e validar uma cartilha educativa sobre a prevenção de lesões nos pés de pessoas com diabetes mellitus. Método: Estudo metodológico realizado no período de janeiro de 2020 a novembro de 2022 e desenvolvido em duas fases: construção da cartilha de acordo com literatura e consenso sobre a temática e validação do material por juízes especialistas na temática. Os especialistas foram selecionados por meio do Currículo Lattes e receberam um instrumento para avaliação da cartilha por e-mail no Google Forms. Resultados: Na primeira fase, dos 29 itens avaliados da cartilha, dois apresentaram coeficiente menor que o determinado, sendo então realizadas modificações no material. Na segunda fase, todos os itens apresentaram concordância superior a 0,80. Conclusão: A cartilha foi validada por meio de concordância entre juízes especialistas. O índice de validade de conteúdo foi considerado adequado. A cartilha contribui para que profissionais possam orientar pacientes com diabetes sobre a prevenção de lesões nos pés.
Downloads
Referências
Souza MSCS, Silva AGAS. Feridas & Curativos: Guia Prático de Condutas. Salvador: Sanar, 2020.
Duarte N, Gonçalves A. Pé diabético: artigo de revisão. Rev Angiol Cir Vasc [Internet]. 2011 [acessado em 15 dez. 2022];7(2):67-79. Available at: https://pt.slideshare.net/adrianomedico/p-diabetico-artigo-de-reviso
Hoffmann T, Worrall L. Designing effective written health education materials: considerations for health professionals. Disabil Rehabil. 2004;26(19):1166-73. https://doi.org/10.1080/09638280410001724816
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9. ed.Porto Alegre: Artmed; 2019.
Leite SS, Áfio ACE, Carvalho LV, Silva JM, Almeida PC, Pagluica LMF. Construction and validation of an Educational Content Validation Instrument in Health. Rev Bras Enferm. 2018;71(Supl. 4):1635-41. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648
Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed; 2010.
Cunha CM, Almeida Neto OP, Stackfleth RS. Principais métodos de avaliação psicométrica de confiabilidade de instrumentos de medida. Rev Aten Saúde. 2016;14(49):98-103. https://doi.org/10.13037/ras.vol14n49.3671
Sena JF, Silva IP, Lucena SKP, Oliveira ACS, Costa IKF. Validation of educational material for the care of people with intestinal stoma. Rev Latino-Am Enfermagem. 2020;28:e3269. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3179.3269
Zörrer LABF, Gianini VCM, Safar GM, Silva MMC, Coradassi T, Esmanhotto BB. Fatores associados ao maior risco de ulceração nos pés de indivíduos com Diabetes mellitus. Medicina (Ribeirão Preto). 2022;55(1):e-183471. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.183471
Silva JMTS, Haddad MCFL, Rossaneis MA, Vannuchi MTO, Marcon SS. Fatores associados à ulceração nos pés de pessoas com diabetes mellitus residentes em área rural. Rev Gaúcha Enferm. 2017;38(3):e68767. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.03.68767
Lima LJL de, Lopes MR, Botelho Filho CA de L, Cecon RS. Avaliação do autocuidado com os pés entre pacientes portadores de diabetes melito. J Vasc Bras. 2022;21:e20210011. https://doi.org/10.1590/1677-5449.210011
Oliveira DC, Brandão MGAS, Araújo MFM de, Frota NM, Veras VS. Estratégias educativas para prevenção de úlceras nos pés em pessoas com diabetes mellitus: uma revisão integrativa. Enfermería Actual de Costa Rica. 2021;40:1-14. https://doi.org/10.15517/revenf.v0i40.41631
Marques MB, Coutinho JFV, Martins MC, Lopes MVO, Maia JC, Silva MJ. Educational intervention to promote self-care in older adults with diabetes mellitus. Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03517. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018026703517
Barreto ACO, Rebouças CB de A, Aguiar MIF de, Barbosa RB, Rocha SR, Cordeiro LM, Melo KM, Freitas RWJF. Perception of the Primary Care multiprofissional team on health education. Rev Bras Enferm. 2019;72(Supl. 1):278-85. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0702
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Beatrys Rosa Medeiros de Menezes, Laís dos Santos Rocha Souza, Laís Cristina de Oliveira Caetano, Maria Júlia Pereira de Souza, Caroline Silva Campos, Kelli Borges dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.