Resumo de Tese 2 - Aplicabilidade biomédica de filmes biomineralizados de carbono-tipo diamante contendo nanopartículas de dióxido de titânio
Resumo
*Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em 25/02/2015.
Biomateriais nanoestruturados são promissores pelo fato de apresentarem similaridades com componentes nanoestruturados da matriz extracelular. Os filmes de carbono-tipo diamante (Diamond-like Carbon – DLC) são atualmente de grande interesse da comunidade científica e tecnológica devido às suas propriedades, como baixo coeficiente de atrito, inércia química e alta aderência às superfícies metálicas. Uma vez que as propriedades da superfície do dispositivo comandam as aplicações biomédicas, em sua maioria, é necessária uma modificação de superfície para melhorar a biocompatibilidade. Desta forma, os revestimentos de DLC podem conferir resistência ao desgaste, dureza e resistência à corrosão da superfície de um dispositivo. Desta forma, suas propriedades podem ser significativamente aumentadas pela presença de nanopartículas em sua estrutura, com substanciais mudanças em suas propriedades tribológicas e mecânicas. O objetivo deste trabalho é investigar a biocompatibilidade dos filmes de carbono tipo-diamante contendo nanopartículas de dióxido de titânio incorporadas para viabilizar a utilização desses filmes na medicina ósseo-regenerativa. Os filmes foram depositados utilizando-se a técnica de deposição química da fase vapor assistida por plasma. Para os ensaios biológicos foram utilizados osteoblastos humanos. Os resultados indicaram que todos os grupos contendo DLC e TiO2-DLC tiveram crescimento regular das células de modo semelhante. A atividade de fosfatase alcalina dos grupos amostrais estudados revela que os revestimentos de DLC e TiO2-DLC tiveram comportamentos semelhantes nos mesmos meios de tratamento. Em testes biológicos, todos os filmes apresentaram baixa citotoxicidade e foram capazes de induzir o efeito desejável de mineralização. Com isso, conclui-se que os filmes de TiO2-DLC em linhagens de culturas de células de osteoblastos humanos foram pela primeira vez estudados e apresentam grande potencial e viabilidade para futuras aplicações biomédicas. DESCRITORES: Engenharia Biomédica. Membros artificiais. Teste de materiais.