Resumo de Dissertação 1

Autores

  • Margareth Yuri Miyazaki Resumo de dissertação de mestrado apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP), Área de concentração Enfermagem Fundamental.
  • Maria Helena Larcher Caliri Enfermeira. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP.

Resumo

Conhecimento das recomendações para a prevenção da úlcera por pressão pela equipe de enfermagem de um hospital universitário


Na busca da qualidade de assistência nos serviços de saúde, enfatiza-se a necessidade de conhecimento científico dos profissionais de enfermagem relacionado à prevenção da úlcera por pressão (UP), visto que frequentemente a prática não é baseada em evidências e sim em mitos, tradições e experiências. Em âmbito internacional, existem várias diretrizes para a prática clínica que apresentam recomendações. Os objetivos deste estudo foram investigar o conhecimento dos membros da equipe de enfermagem que atuam diretamente na assistência a pacientes adultos e idosos em um hospital universitário sobre a prevenção da úlcera por pressão, e explorar a relação dos escores do teste de conhecimento com variáveis sóciodemográficas e estratégias de busca de informações científicas. Trata-se de pesquisa descritivaexploratória, com métodos quantitativos. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo comitê de ética da instituição e os dados foram coletados por meio de um instrumento estruturado e validado. Dos 386 participantes, 64,8% eram auxiliares/técnicos de enfermagem e 35,2% enfermeiros. A porcentagem média de acertos no teste de conhecimento foi 79,4% ± 8,3 para os enfermeiros e 73,6% ± 9,8 para os auxiliares/técnicos de enfermagem. Dos participantes, 92 (23,9%) acertaram menos de 70% no teste. Em relação a avaliação e classificação da UP, os itens com acertos menores do que 60% foram referentes à classificação da UP em estágios II (29,5%) e III (37%) e a presença da dor na UP em estágio II (56,5%). Os itens sobre prevenção com acertos menores do que 50% foram referentes ao uso da massagem (39,6%), rodas de água ou de ar (35,2%), luvas de água ou ar (47,9%), ao posicionamento do paciente quanto à elevação da cabeceira do leito (27,7%) e ao período de tempo para reposicionamento, quando sentado na cadeira (28%) e em decúbito lateral (37,3%). A porcentagem de acertos dos auxiliares/técnicos de enfermagem diminuiu com o tempo de formação profissional assim como com o tempo de serviço (p<0,05). A porcentagem de acertos dos enfermeiros com especialização foi maior (80,6%) do que os sem especialização (77,6%) e dos enfermeiros com mestrado foi maior (83,1%) do que os sem mestrado (79,1%). Os enfermeiros que participaram em pesquisa durante a graduação obtiveram porcentagem de acertos maiores do que aqueles que não participaram (p<0,05). As porcentagens de acertos dos que participaram em eventos científicos, comissões ou grupos de estudos e em atividades educacionais da instituição foram maiores do que dos que não participaram (p<0,05). Os enfermeiros que faziam assinatura e leitura de publicações científicas obtiveram maior porcentagem de acertos (p<0,05). Também os participantes que faziam o uso da biblioteca e da internet para a busca de informações científicas obtiveram melhor escore (p<0,05). Em relação às estratégias de busca de informações científicas com outros profissionais, a porcentagem de acertos obtida pelos participantes foi maior naqueles que afirmaram utilizar qualquer uma das formas. Os resultados obtidos podem auxiliar a identificar fatores antecedentes que interferem no conhecimento dos membros da equipe de enfermagem e nortear o planejamento de estratégias para disseminação e adoção de medidas preventivas tidas como inovações, no contexto estudado.Descritores: Equipe de enfermagem. Medicina baseada em evidências/educação. Úlcera por pressão.

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Publicado

2010-03-01

Como Citar

1.
Miyazaki MY, Caliri MHL. Resumo de Dissertação 1. ESTIMA [Internet]. 1º de março de 2010 [citado 22º de novembro de 2024];8(1). Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/268

Edição

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