Atualização
Resumo
Rev Estima - vol 10 (1) 2012 p. 42 - 43(Instrumento STAR - adaptado e validado para o Brasil)Sistema de Classificação STAR – Lesão por Ficção*(STAR Skin Tear Classification System)**
Diretrizes do Sistema de Classificação STAR - Lesão por Fricção
- Controlar o sangramento e limpar a ferida de acordo com o protocolo institucional.
- Realinhar (se possível) qualquer segmento de pele ou retalho.
- Avaliar o grau de perda tissular e a cor da pele ou do retalho utilizando o Sistema de Classificação STAR - Lesões por Fricção.
- Avaliar as condições da pele adjacente à ferida quanto a fragilidade, edema, decoloração e arroxeamento (aspecto de equimose).
- Avaliar a pessoa, a(s) ferida(s) e a cicatrização de acordo com o protocolo institucional.
- Se a pele ou retalho estiver pálido, opaco ou escurecido, reavaliar em 24-48 horas ou na primeira troca de curativo.
Sistema de Classificação STAR – Lesão por Ficção
CATEGORIA 1a: Lesão por fricção cujo retalho de pele pode ser realinhado à posição anatômica normal (sem tensão excessiva) e a coloração da pele ou do retalho não se apresenta pálida, opaca ou escurecida.
CATEGORIA 1b: Lesão por fricção cujo retalho de pele pode ser realinhado à posição anatômica normal (sem tensão excessiva) e a coloração da pele ou do retalho apresenta-se pálida, opaca ou escurecida.
CATEGORIA 2a: Lesão por fricção cujo retalho de pele não pode ser realinhado à posição anatômica normal (sem tensão excessiva) e a coloração da pele ou do retalho não se apresenta pálida, opaco ou escurecida.
CATEGORIA 2b: Lesão por fricção cujo retalho de pele não pode ser realinhado à posição anatômica normal (sem tensão excessiva) e a coloração da pele ou do retalho apresenta-se pálida, opaca ou escurecida.
CATEGORIA 3: Lesão por fricção cujo retalho de pele está completamente ausente.
Sistema de Classificação STAR – Lesão por Fricção
GLOSSÁRIO
LESÃO POR FRIÇÃO: "ferida traumática que ocorre principalmente nas extremidades de idosos, resultante de uma fricção ou de uma combinação de fricção e cisalhamento, levando à separação da epiderme da derme (ferida de espessura parcial) ou separando totalmente a epiderme e a derme das estruturas subjacentes (ferida de espessura total)".Pele ou retalho de pele pálido, opaco ou escurecido: Quando comparada a pele “normal” do indivíduo ao redor da ferida pode indicar isquemia ou presença de hematoma, o que pode afetar a viabilidade da pele ou retalho.Isquemia: Perfusão tissular inadequada evidenciada pela palidez, opacidade ou escurecimento do tecido.Hematoma: Coleção de sangue ou coágulos sob um retalho ou pele realinhada.Realinhar: Recolocar a pele ou retalho na sua posição anatômica normal sem tensão excessiva.Lesão por fricção linear: Fissura ou rompimento da pele em linha reta.Retalho de pele: Segmento de pele ou de pele e tecido subjacente separado das demais estruturas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-03-01
Como Citar
1.
Estima R. Atualização. ESTIMA [Internet]. 1º de março de 2012 [citado 25º de novembro de 2024];10(1). Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/308
Edição
Seção
Artigos