A Pessoa Estomizada: Análise das Práticas Educativas de Enfermagem

Autores

  • Bruna Gomes Hospital Universitário Unidade Presidente Dutra (HUUPD) – São Luís (MA), Brasil. Endereço para correspondência: Bruna Gomes – Rua da Felicidade, 4 – CEP: 65080-800 – São Luís (MA), Brasil.
  • Shirley Santos Martins Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – São Luís (MA), Brasil.

Palavras-chave:

Estomaterapia, Estomia, Educação em saúde, Enfermagem

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo tipo revisão integrativa com o objetivo de analisar as evidências disponíveis quanto às orientações de enfermagem fornecidas a pessoa estomizada. Coleta de dados de junho a julho de 2014, artigos publicados nos últimos 10 anos. Critérios de inclusão: Métodos explícitos, em português, adultos e idosos de ambos os sexos, periódicos on-line gratuitos a partir da busca avançada. Critérios de exclusão: estudos duplicados e não ter aderência ao objetivo do estudo. Obteve-se uma amostra de 10 artigos. As publicações se concentram no período de 2009 a 2010 (50%). A literatura preconiza o inicio das orientações de enfermagem no pré-operatório. O conteúdo das orientações é variável entre os artigos não havendo nenhuma padronização/preconização específica de consensos e diretrizes para o assunto a ser abordado. Concluímos que há imensa lacuna no processo de reabilitação da pessoa com estoma e que podem ser solucionados com resgate das orientações fornecidas à clientela em termos de apreensão das informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

1.
Gomes B, Martins SS. A Pessoa Estomizada: Análise das Práticas Educativas de Enfermagem. ESTIMA [Internet]. 24º de outubro de 2016 [citado 3º de abril de 2025];14(3). Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/410

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)