EDITORIAL
Resumo
Caros colegas,
Este é o último exemplar do ano de 2016 do periódico científico Estima, que, após seu processo de reformulação, apresenta-se totalmente migrado para um novo sistema. São sete indexações em bases de dados: EBSCO, CINAHL, CUIDEN, REHIC, LATINDEX, ULRICH e CLASE, e estamos trabalhando fi rmemente para melhorar nossos indicadores.
Nesta edição, apresentamos o artigo original “O saber do enfermeiro na indicação de coberturas no cuidado ao cliente com feridas” – um estudo quantitativo, descritivo, de análise univariada, realizado com 30 enfermeiros, e que nos permite entender o papel do saber especializado na escolha de tratamentos de pacientes com feridas.
Na área de cuidado de pessoas com estomias, temos: o estudo qualitativo “Experiência cotidiana: a visão da pessoa com estomia intestinal”, que descreve as características da percepção do indivíduo estomizado; o estudo epidemiológico “Perfi l das crianças estomizadas em um hospital público de Teresina (PI)”, destacando as características sociodemográficas e clínicas de crianças estomizadas, atendidas no Piauí; e o estudo quantitativo “Satisfação de pacientes com estomias intestinais quanto ao uso de equipamentos”, que delineia a opinião de clientes de um serviço público de saúde de Minas Gerais.
No tocante às incontinências, o estudo exploratório-descritivo “Incontinência urinária: prevalência e fatores de risco em mulheres em uma unidade básica de saúde” descortina um cenário de 306 mulheres com perda urinária em um serviço público de saúde – certamente semelhante àqueles nos quais muitos de nós atuamos.
O artigo de revisão “Dermatite associada à incontinência e ao uso não padronizado de fraldas geriátricas: revisão sistemática” nos apresenta a realidade dos achados nos estudos acerca do tema, bem como alternativas de controle do problema, tão comum em pessoas
com incontinências.
O relato de caso “Influência do processo de enfermagem na cicatrização de úlcera venosa: estudo clínico” detalha precisamente a aplicação do processo de enfermagem no registro de tratamento de ferida crônica, com resultado bastante favorável.
O artigo de reflexão “Interfaces da Enfermagem dermatológica e gerontológica na prevenção de úlceras por pressão: uma refl exão” aborda a importância da integração entre especialidades na tentativa de prevenir um problema que gera inúmeros prejuízos físicos, emocionais e sociais para o cliente, além do alto custo para as instituições.
Para finalizar, apresentamos a mais recente produção acadêmica, no formato de resumo de dissertação de mestrado, “Patente CANVAS: transformando a maneira de criar patentes inovadoras”, que nos apresenta uma alternativa muito interessante no universo das patentes, e nos faz esperar por sua publicação.
Uma boa leitura para você e um grande abraço,