Análise das Ações Preventivas de Úlceras por Pressão por Meio da Escala de Braden

Autores

  • Belarmino Santos de Sousa Júnior Discente em Enfermagem pela Universidade Potiguar (UnP) – Natal (RN), Brasil. Endereço para correspondência: Rua Barão de Lucena, 62, torre 2, apto. 1.703 – CEP: 59066-285 – Natal (RN), Brasil – E-mail: [email protected]
  • Cintia de Carvalho Silva Mestre em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE). Professora do curso de bacharelado em Enfermagem da Faculdade ASCES – Caruaru (PE), Brasil.
  • Fernando Hiago da Silva Duarte Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia (FAMEC). Mestrando em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal (RN), Brasil.
  • Ana Elza Oliveira de Mendonça Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade São Camilo do Rio de Janeiro (FELM) e em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN – Natal (RN), Brasil.
  • Daniele Vieira Dantas Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFRN – Natal (RN), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201700010003

Palavras-chave:

Unidade de Terapia Intensiva, Úlcera por pressão, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar as medidas preventivas para o desenvolvimento de úlceras por pressão em pacientes admitidos em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital da rede privada no município de Caruaru, no estado de Pernambuco, adotadas pela equipe de Enfermagem a partir dos escores da Escala de Braden. Métodos: Estudo descritivo, com abordagem quantitativa; a população constituiu-se de pacientes acamados, de ambos os sexos, com escore ≤16 na Escala de Braden. Para a coleta de dados, utilizaram-se um instrumento estruturado e uma análise dos prontuários, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Participaram do estudo 20 pacientes. Identificaram-se deficiências na Sistematização da Assistência de Enfermagem, bem como na aplicabilidade de medidas preventivas, o que revelou o surgimento de úlceras por pressão em 95% dos pesquisados. Conclusão: Observou-se um déficit de ações da Enfermagem voltadas à prevenção de úlceras por pressão, evidenciadas na relação causal entre as variáveis e, consequentemente, no surgimento das úlceras, contribuindo, assim, para demonstrar a importância da adoção de medidas preventivas por meio da Escala de Braden e da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-01-13

Como Citar

1.
de Sousa Júnior BS, Silva C de C, Duarte FH da S, de Mendonça AEO, Dantas DV. Análise das Ações Preventivas de Úlceras por Pressão por Meio da Escala de Braden. ESTIMA [Internet]. 13º de janeiro de 2017 [citado 3º de abril de 2025];15(1). Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/446

Edição

Seção

Artigo Original