Evidences of specialized care directed to the person with digestive fistula

Autores

  • Renata Ferrari Hospital A C Camargo Cancer Center http://orcid.org/0000-0002-8451-7810
  • Ciliana Oliveira Atualmente é Professora no Instituto Santa Teresa no Curso Técnico em Enfermagem e Professora Titular na UNIFATEA - Centro Universitário Teresa D'Ávila, na Enfermagem, Estética e Cosmética e na Pedagogia e envolvida com as extensões . Membro da Comissão Editorial da Revista de Enfermagem do Vale do Paraíba (REENVAP). Coordenadora Colaboradora na Pós Graduação em Enfermagem em Estomaterapia pela UNITAU. Membro da diretoria da SOBEST (gestão 2015-2017), Membro ativa da SOBEST (Sociedade Brasileira em Estomaterapia).
  • Mitsue Hatanaka Beneficiência Portuguesa

Palavras-chave:

Fístula cutânea, Fístula do sistema digestório, Cuidados de enfermagem, Enfermagem, Estomaterapia

Resumo

Fístulas digestórias podem ocasionar complicações de alta gravidade que prolongam o tempo de internação e estão relacionados a importantes taxas de mortalidade. Assim, objetivou-se descrever quais são as evidências do cuidado especializado na atenção às pessoas com fístulas digestórias. Trata-se de uma revisão integrativa, com análise descritiva quantitativa. Foram encontrados 18 artigos que foram submetidos a análise sistemática. A formação de fístulas digestórias está relacionada a uma série de complicações, como sepse e infecções, distúrbios metabólicos e eletrolíticos, distúrbios nutricionais, presença de lesões de pele e sentimentos de medo e ansiedade do paciente. O plano de cuidados engloba cuidados multidisciplinares e acompanhamento do enfermeiro estomaterapeuta no direcionamento e indicação de condutas para controle de efluente e proteção de pele, controle de odor, além de garantir a mobilidade e o apoio emocional. Necessitamos de pesquisas direcionadas aos cuidados de pessoas com fístulas digestórias e que se estabeleça a relação entre a prática clínica e estudos bem estruturados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Ferrari, Hospital A C Camargo Cancer Center

Enfermeira Ambulatório de Especialidades A C Camargo Cancer Center.

Membro do Grupo Oncológico Pele e Estomas

Ciliana Oliveira, Atualmente é Professora no Instituto Santa Teresa no Curso Técnico em Enfermagem e Professora Titular na UNIFATEA - Centro Universitário Teresa D'Ávila, na Enfermagem, Estética e Cosmética e na Pedagogia e envolvida com as extensões . Membro da Comissão Editorial da Revista de Enfermagem do Vale do Paraíba (REENVAP). Coordenadora Colaboradora na Pós Graduação em Enfermagem em Estomaterapia pela UNITAU. Membro da diretoria da SOBEST (gestão 2015-2017), Membro ativa da SOBEST (Sociedade Brasileira em Estomaterapia).

ENFERMEIRA. Doutora em Engenharia Biomédica pela Univap (2015), mestre em Ciências com ênfase em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Paraíba (2007), especialista em Estomaterapia pela Unitau (2003) e graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2000). Atualmente é Professora no Instituto Santa Teresa no Curso Técnico em Enfermagem e Professora Titular na UNIFATEA - Centro Universitário Teresa D'Ávila, na Enfermagem, Estética e Cosmética e na Pedagogia e envolvida com as extensões . Membro da Comissão Editorial da Revista de Enfermagem do Vale do Paraíba (REENVAP). Coordenadora Colaboradora na Pós Graduação em Enfermagem em Estomaterapia pela UNITAU. Membro da diretoria da SOBEST (gestão 2015-2017), Membro ativa da SOBEST (Sociedade Brasileira em Estomaterapia) e membro da WCET (World Council of Enterostomal Therapists). Titulada TiSOBEST (Título de Especialista em Estomaterapia) em 2013. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento, enfermagem, estomaterapia e educação. (Texto informado pelo autor).

Mitsue Hatanaka, Beneficiência Portuguesa

2.Aluna Programa de Pós Graduação em Estomaterapia UNITAU –Taubaté, Brasil.. Hospital Beneficiência Portuguesa – São Paulo (SP) Brasil. Endereço para correspondência: Rua Juçaral, 211, casa 02. Parada XV de Novembro. São Paulo – SP. Brasil. CEP: 08246-106. E-mail: [email protected]

EVIDÊNCIAS DO CUIDAR ESPECIALIZADO DIRECIONADO À PESSOA COM FÍSTULA DIGESTÓRIA

Publicado

2018-09-29

Como Citar

1.
Ferrari R, Oliveira C, Hatanaka M. Evidences of specialized care directed to the person with digestive fistula. ESTIMA [Internet]. 29º de setembro de 2018 [citado 19º de abril de 2025];16. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/538

Edição

Seção

Artigo de Revisão