Simulação em manequins como estratégia de ensino-aprendizagem para avaliação de ferida: relato de experiência

Autores

  • Belayrla Cerqueira de Jesus Faculdade Ruy Barbosa DeVry – Salvador (BA), Brasil.
  • Gislaine Felix Ramos Faculdade Ruy Barbosa DeVry – Salvador (BA), Brasil.
  • Cristiane Costa Reis da Silva Universidade Salvador (UNIFACS); Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) – Salvador (BA), Brasil.
  • Virginia Crispina Oliveira Gomes Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador (BA), Brasil.
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador (BA), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201700040009

Palavras-chave:

Estomaterapia. Simulação. Ensino. Enfermagem.

Resumo

A simulação realística é um instrumento de ensino e avaliação e oferece diversas vantagens para o aprendizado de práticas básicas e complexas. A simulação com o uso de manequins permite que estudantes aprimorem suas habilidades clínicas sem expor o paciente a erros, o que traz mais segurança aos discentes e usuários. Na enfermagem, entre os diversos procedimentos que requerem o treinamento de graduandos encontra-se a técnica de curativo no tratamento de feridas, ainda difícil de ser realizada de maneira eficaz, confortável ao paciente e esteticamente aceitável, tornando assim fundamental o ensino dos estudantes. O objetivo do presente estudo foi descrever a utilização de uma estratégia de ensino focada na simulação realística aplicada para avaliação de feridas em uma instituição de ensino superior no estado da Bahia. Relato de experiência que descreve aspectos vivenciados pelos discentes nas situações simuladas. Conclui-se que a simulação como estratégia de ensino-aprendizagem para avaliação de feridas é considerada um apoio didático, que possibilita praticar procedimentos clínicos em um espaço seguro e muito próximo do real, sem risco de exposição do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane Costa Reis da Silva, Universidade Salvador (UNIFACS); Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) – Salvador (BA), Brasil.

Endereço para correspondência: Cristiane Costa Reis da Silva – Rua Joaquim Calado, 120 – Federação – CEP: 4023-0093 – Salvador (BA), Brasil

Downloads

Publicado

2017-12-25

Como Citar

1.
Cerqueira de Jesus B, Felix Ramos G, Costa Reis da Silva C, Crispina Oliveira Gomes V, Tadeu Reis da Silva G. Simulação em manequins como estratégia de ensino-aprendizagem para avaliação de ferida: relato de experiência. ESTIMA [Internet]. 25º de dezembro de 2017 [citado 22º de janeiro de 2025];15(4). Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/568

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.