Simulação em manequins como estratégia de ensino-aprendizagem para avaliação de ferida: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201700040009Palavras-chave:
Estomaterapia. Simulação. Ensino. Enfermagem.Resumo
A simulação realística é um instrumento de ensino e avaliação e oferece diversas vantagens para o aprendizado de práticas básicas e complexas. A simulação com o uso de manequins permite que estudantes aprimorem suas habilidades clínicas sem expor o paciente a erros, o que traz mais segurança aos discentes e usuários. Na enfermagem, entre os diversos procedimentos que requerem o treinamento de graduandos encontra-se a técnica de curativo no tratamento de feridas, ainda difícil de ser realizada de maneira eficaz, confortável ao paciente e esteticamente aceitável, tornando assim fundamental o ensino dos estudantes. O objetivo do presente estudo foi descrever a utilização de uma estratégia de ensino focada na simulação realística aplicada para avaliação de feridas em uma instituição de ensino superior no estado da Bahia. Relato de experiência que descreve aspectos vivenciados pelos discentes nas situações simuladas. Conclui-se que a simulação como estratégia de ensino-aprendizagem para avaliação de feridas é considerada um apoio didático, que possibilita praticar procedimentos clínicos em um espaço seguro e muito próximo do real, sem risco de exposição do paciente.