Solução de Papaína e Colágeno: Uma Terapêutica com Resultados Positivos no Tratamento de Feridas Refratárias

Autores

  • Rosângela A Oliveira Enfermeira Encarregada da Unidade de Clínica Médica, Cirúrgica e Maternidade do Hospital Samaritano de São Paulo, graduada pela Univeradade de São Paulo, aperfeiçoada em Dermatologia pela UNIFESP, pós-graduanda em Estomaterapia pela Universidade de Taubaté.
  • Marlene dos Santos Enfermeira Assistencial da Unidade de Clínica Médica, Cirúrgica e Maternidade do Hospital Samaritano de São Paulo, graduada pela UNIPESP, pós-graduanda em Obstetrícia e Gerenciamento pela UNIFESP.
  • Eliseth Ribeiro Leão Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Pardo. Assessora de Pesquisa Científica do Hospital Samaritano de São Paulo.
  • Tatiana de Oliveira Enfermeira Assistencial da Unidade de Clínica Médica e Cirúrgica do Hospital Samaritano de São Paulo, graduada pela UNICID, pós-grada-anda em Geriatria pela UNIBAN.

Resumo

A capacidade de realizar uma avaliação acurada do paciente com ferida exige do enfermeiro, amplo conhecimento da fisiopatologia da ferida, das doenças de base associadas, do diagnóstico preciso da fase cicatricial e das características da ferida.Tais variáveis fornecem informações sobre o paciente e o estado da ferida, possibilitando monitorar o progresso cicatricial. Entretanto, para que o enfermeiro assegure uma seleção apropriada dos produtos disponíveis no mercado, ele deve conhecer a composição, mecanismo de ação, efeitos colaterais e contra indicações, dos recursos existentes para o tratamento da ferida.Graças aos avanços tecnológicos, da bioengenharia, biomolecular, entre outros, dispomos de inúmeros produtos e também de muitas opiniões conflitantes sobre a maneira de usá-los. Isso exige atualização contínua do enfermeiro, de forma que possa transformar ou adaptar suas práticas, com visão crítica dos produtos, no manejo do tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-03-23

Como Citar

1.
Oliveira RA, Santos M dos, Leão ER, Oliveira T de. Solução de Papaína e Colágeno: Uma Terapêutica com Resultados Positivos no Tratamento de Feridas Refratárias. ESTIMA [Internet]. 23º de março de 2016 [citado 22º de novembro de 2024];2(2). Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/6

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)