Primeira Eliminação Intestinal Pós-Fechamento do Estoma: Expectativa e percepções dos Pacientes

Autores

  • Isabel Umbelina Ribeiro Cesaretti Enfermeira Estomaterapeuta. Mestre em enfermagem. Coordenadora do curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia da Universidade de Taubaté.
  • Maria das Graças Leite Enfermeira Estomaterapeuta da Unidade de Gastrocirurgia do Hospital São Paulo.
  • Márcia Justina Filippin Enfermeira Estomaterapeuta do Hospital Heliópolis – São Paulo

Resumo

O estudo teve como objetivo verificar as expectativas e percepção desses pacientes frente à primeira eliminação intestinal, após o fechamento do estoma. A amostra foi constituída a 20 pacientes adultos, masculinos e femininos, que já se haviam submetido ao tratamento cirúrgico para fechamento do estoma e tido a primeira eliminação intestinal, dentro do prazo esperado, ou seja, o primeiro e o terceiro dia pós-operatório. Para a coleta de dados, utilizou-se um formulário próprio, e a aplicação foi precedida da autorização prévia das instituições e do consentimento dos pacientes., Após leituras sucessivas das respostas, foram destacadas algumas e distribuídas em seis categorias temáticas: (A) vivenciando os aspectos negativos gerados da espera pela primeira eliminação intestinal, (B) falando de expectativas gerais, (C) vivenciando os aspectos positivos derivados das expectativas, (D) expectativas relacionadas à recuperação da identidade social e (F) percepções relacionadas ao tremendo bem-estar derivado da primeira eliminação intestinal, após o fechamento do estoma. A reflexão sobre essas expectativas e percepções permitiu inferir que eles atribuíram um significado especial ao ato de eliminar pela primeira vez após o fechamento do estoma, significado este que extrapolou os limites do fisiológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-03-23

Como Citar

1.
Cesaretti IUR, Leite M das G, Filippin MJ. Primeira Eliminação Intestinal Pós-Fechamento do Estoma: Expectativa e percepções dos Pacientes. ESTIMA [Internet]. 23º de março de 2016 [citado 25º de novembro de 2024];2(4). Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/8

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)