Desenvolvimento de um material educativo para a prevenção e o tratamento das lesões por fricção

Autores

  • Geraldo Magela Salomé Universidade do Vale do Sapucaí − Programa de Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde − Pouso Alegre (MG), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7315-4866

Resumo

Objetivo: desenvolver e validar uma cartilha educativa para ajudar o profissional da saúde a prevenir e tratar da lesão por fricção. Método: estudo metodológico. Foi realizada revisão integrativa da literatura dos periódicos publicados entre 2009 e 2019 nas principais bases de dados de Ciências da Saúde. A avaliação da cartilha educativa foi conduzida com 32 enfermeiros, utilizando a técnica de Delphi. A análise estatística utilizada foi o Índice de Validade de Conteúdo. Resultados: os juízes consideraram o conteúdo da cartilha educativa entre os conceitos “inadequado” e “adequado”, na primeira avaliação; após as correções solicitadas pelos juízes, a cartilha foi reenviada aos avaliadores e o conteúdo da cartilha educativa foi avaliado entre “adequado” e “totalmente adequado”. O Índice de Validade de Conteúdo geral foi de 0,8118 na primeira avaliação e 1,0 na segunda avaliação. Conclusão: após a revisão integrativa da literatura, o material foi construído e validado por profissionais com experiência em avaliar e tratar de indivíduos com feridas, obtendo consenso entre os avaliadores na segunda avaliação.

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Biografia do Autor

Geraldo Magela Salomé, Universidade do Vale do Sapucaí − Programa de Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde − Pouso Alegre (MG), Brasil.

Enfermeiro, Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Professor Adjunto do Curso de Mestrado Profissional Ciências Aplicadas à Saúde, UNIVÁS, Pouso Alegre, MG, Brasil

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Publicado

2020-12-18 — Atualizado em 2020-12-18

Como Citar

1.
Salomé GM. Desenvolvimento de um material educativo para a prevenção e o tratamento das lesões por fricção: . ESTIMA [Internet]. 18º de dezembro de 2020 [citado 3º de julho de 2024];18. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/923

Edição

Seção

Artigo Original