Política Editorial

Missão

Divulgar trabalhos originais e inéditos de relevância teórica e/ou prática resultantes de pesquisas e produções técnicas e científicas no campo da enfermagem em estomaterapia contribuindo para o avanço da especialidade e da pesquisa científica em nível nacional e internacional.

 

Foco e Escopo

A Estima – Brazilian Journal of Enterestomal Therapy é o veículo oficial de publicação da Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências – SOBEST.

Destina-se à publicação de artigos elaborados por profissionais e acadêmicos da área da saúde. Com foco na prática clínica, gerenciamento, ensino e desenvolvimento profissional, são aceitos artigos que possam contribuir para a ampliação do conhecimento e para o desenvolvimento da Estomaterapia.

Seu escopo concentra-se nas áreas da especialidade (estomias, feridas, fístulas, cateteres e drenos e incontinências,) bem como desenvolvimento profissional do especialista.

Seu título abreviado, ESTIMA – Braz. J. Enterestomal Ther., deve ser utilizado em todas as referências bibliográficas.

E desde 2018, a publicação dos artigos ocorre em dois idiomas, português/inglês ou espanhol/inglês, apenas na versão online e na modalidade fluxo contínuo, reunidos em um único volume anual. Os artigos são disponibilizados assim que aprovados pelo editor chefe e finalizados pela produção editorial.

 

Tipos de Manuscritos

São aceitos para publicação artigos originais, artigos de revisão, reflexões teóricas, estudos de caso e relatos de experiência. Além dos tipos de artigos citados, a revista conta com publicação de editoriais, produzidos por Experts em determinada área, a convite dos editores da revista ou carta ao editor.

A revista também publica textos científicos divulgados em repositórios Preprints nacionais e internacionais, reconhecidos pela comunidade acadêmica. A informação de que o texto é um Preprint deve vir em uma Carta de Apresentação ao Editor (Cover Letter), acompanhado do DOI (Digital Object Identifier) e do nome do servidor em que se encontra depositado.

Editorial

Produzido a convite do(s) Editor(es) da Revista. No máximo duas páginas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigo Original

Manuscritos de pesquisa original e inédita. Os artigos devem conter no máximo 60 mil caracteres com espaço, incluindo figuras, tabelas, referências e anexos (estes quando necessários e indispensáveis).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo de Revisão

Manuscritos elaborados a partir de estudos de revisão narrativa, integrativa, de escopo (scoping review), ou sistemática com ou sem metanálise. Estudo abrangente e crítico da literatura sobre assunto de interesse para o desenvolvimento da Estomaterapia. Limitado a 50 mil caracteres com espaço.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Reflexão Teórica

Análise crítica e sistematizada que explore a evolução científica de um tema relacionado à estomaterapia, embasada em uma literatura relevante e pertinente. O objetivo é fornecer formulações discursivas fundamentadas teoricamente e filosoficamente sobre a situação global de um tema investigativo ou potencialmente investigativo. É crucial que o autor delineie de forma clara o tema e os métodos adotados. Além disso, espera-se que o autor apresente suas interpretações e conclusões. Sua extensão limita-se a 30 mil caracteres com espaço.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo de Atualização

Texto reflexivo ou informativo sobre um tema contemporâneo de relevância para a estomaterapia, promovendo o intercâmbio de opiniões entre os editores e os leitores sobre trabalhos previamente publicados. Sua extensão limita-se a 30 mil caracteres com espaço.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

Relato de caso clínico, experiência da prática profissional ou inovação tecnológica. São contribuições descritivas e contextualizadas a partir de um caso/série de casos, experiência ou inovação. Tratando-se de relato de caso clínico, é obrigatório enviar o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos como documento suplementar. Sua extensão limita-se a 20 mil caracteres com espaço.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Cartas ao Editor

Correspondência dirigida ao editor afim de esclarecer, discutir e comentar artigos recentemente publicados pela ESTIMA – Braz. J. Enterestomal Ther., expressando concordância ou discordância sobre o assunto abordado, ou relatar pesquisas originais e achados científicos significativos. Limitado a 10 mil caracteres com espaço.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A ESTIMA – Braz. J. Enterestomal Ther. adota o sistema de avaliação por pares duplo cego, onde a identidade dos autores e avaliadores são preservadas.

Os manuscritos submetidos serão inicialmente verificados quanto à adequação ao escopo, observância do atendimento às normas editoriais e a similaridade do conteúdo (plágio) utilizando o sistema iThenticate.

Os manuscritos sem ou com baixa porcentagem de similaridade serão encaminhados para avaliação. Manuscritos com alto teor de similaridade serão devolvidos ao autor para correção ou rejeitados em definitivo.

Os manuscritos aceitos para avaliação serão encaminhados para no mínimo dois pareceristas ad hoc, que deverão avaliar o manuscrito quanto ao conteúdo científico, encaminhando o resultado ao editor chefe ou editor associado que, baseado nos mesmos, decidirá pela publicação, recusa ou solicitação de correções ao autor.

Nos casos em que uma nova versão é solicitada, após recebimento, o editor chefe ou editor associado poderá decidir pela aceitação imediata ou encaminhamento para nova rodada de avaliação.

Nos casos e que o autor não concordar com a decisão recebida, é permitida a apelação, argumentando suas razões por meio do envio de e-mail ao editor-chefe que reconsiderará a decisão podendo ratificá-la ou não.

Os editores e avaliadores se valem do direito de declinar do aceite para avaliação em caso de artigos que não estejam contemplados no escopo da revista, não possuam questões de pesquisa clara e inédita ou método adequado para resposta a questão de pesquisa.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio da gratuidade e democratização do acesso público ao conhecimento científico.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema PKP PN para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Periodicidade

O Brazilian Journal Enterostomal Terapy é uma publicação contínua (rolling pass) que produz um volume anual com artigos disponibilizados assim que aprovados e finalizados pela produção editorial. Para manter a pontualidade na publicação o fechamento de cada número ocorrerá antes de 31 de dezembro de cada ano. Esta modalidade de publicação visa acelerar a divulgação dos resultados contribuindo para a base de conhecimento público na área.

 

Aspectos Éticos

A Estima – Brazilian Journal of Enterestomal Therapy segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committeeon Publication Ethics (COPE (http://publicationethics.org/), bem como as orientações do International Committeeof Medical Journal Editors (http://www.icmje.org.) tendo firmado a Declaração de São Francisco sobre a Avaliação da Investigação (DORA) ( https://sfdora.org).

Destaca também que apoia a política de Ensaios Clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Boas Práticas Clínicas, bem como a Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008 e 2013), além do atendimento a legislações de pesquisa realizada no Brasil.

Para pesquisas que envolvem seres humanos, os autores deverão enviar cópia de aprovação emitida por um Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), conforme regulamentado pelas Resoluções n. 466/2012 e n. 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) ou órgão equivalente, no país de origem da pesquisa, ainda que se trate de estudo/relato ou série de casos e um termo de consentimento informado deve estar previsto.

Nas pesquisas desenvolvidas no Brasil, o número do processo/projeto deverá constar na Seção de Métodos do manuscrito.

Todos os artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião dos Editores e dos membros do Conselho Editorial. Quando houver a utilização de produtos farmacêuticos, dispositivos médicos ou adjuvantes, estes deverão ser citados genericamente no corpo do texto. Havendo necessidade de citar a marca, esta deverá ser efetuada no final do texto, como observação.

Para ensaios clínicos é obrigatória apresentação do número de Registro de Aprovação de Ensaios Clínicos, descrevendo-o no final do resumo e no método. O registro deve ter sido obtido em etapa anterior à realização de coleta de dados do estudo e registrado em uma das entidades descritas a seguir:

  • Australian New Zealand Clinical Trials Registry (ANZCTR);
  • ClinicalTrials.gov;
  • International Standard Randomised Controlled Trial Number (ISRCTN);
  • Nederlands Trial Register (NTR);
  • Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC);
  • Registo Nacional de Estudos Clínicos (RNEC – Portugal);
  • UMIN Clinical Trials Registry (UMIN-CTR);
  • WHO International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP).

 

Em casos de pesquisas envolvendo animais, a aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais também deve ser encaminhada. Considerando-se que a Revista Estima apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos, em acesso aberto, serão aceitos para publicação somente os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos. Esses devem ser validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE (http://www.icmje.org). O número de identificação deverá ser registrado no final do resumo.

Conflito de Interesse

Os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos de interesse que possam influenciar seu trabalho para que a Equipe Editorial possa decidir sobre o manuscrito. Os autores devem informar o apoio financeiro e outras conexões financeiras ou pessoais em relação ao seu trabalho, quando houver. As relações financeiras ou de qualquer outro tipo que possam levar a conflitos de interesse devem ser informadas pelos autores durante a submissão do manuscrito.

O autor correspondente, ao submeter o manuscrito, deverá firmar eletronicamente: a) o compromisso de que o manuscrito não está sendo submetido a outro periódico; b) a responsabilidade por parte de todo(s) autor(es) acerca da autoria e da originalidade; c) informação sobre conflitos de interesse; d) informação sobre o recebimento de financiamento de órgãos de fomentos à pesquisa.

Nos artigos publicados no ESTIMA – Braz. J. Enterestomal Ther. são identificados os nomes dos editores responsáveis pelo processo de avaliação e produção do manuscrito.

 

Má Conduta

A Estima – Brazilian Journal of Enterestomal Therapy utiliza o Digital Object Identifier (DOI®) é comprometida com os princípios da ética e da integridade científica e condena fortemente o plágio e o autoplágio, utilizando do sistema de detecção do nível de similaridade iThenticate mediante convênio firmado pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Caso a similaridade seja superior 21%, o manuscrito será recusado e tanto os autores quanto suas instituições serão notificadas. Caso plágio ou fraude sejam detectados no processo peer-review, nas etapas de avaliação por revisores ou pelos editores, estas medidas também serão aplicadas.

Quando qualquer tipo de má conduta for identificada após a publicação do artigo, a Estima – Brazilian Journal of Enterestomal Therapy irá publicar uma retratação informando a infração cometida na mesma edição que o manuscrito tiver sido divulgado.