Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Estima – Brazilian Journal of Enterestomal Therapy é o veículo oficial de publicação da Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências – SOBEST.

Destina-se à publicação de artigos elaborados por profissionais e acadêmicos da área da saúde. Com foco na prática clínica, gerenciamento, ensino e desenvolvimento profissional, são aceitos artigos que possam contribuir para a ampliação do conhecimento e para o desenvolvimento da Estomaterapia.

Seu escopo concentra-se nas áreas da especialidade (estomias, feridas, fístulas, cateteres e drenos e incontinências,) bem como desenvolvimento profissional do especialista.

Seu título abreviado, ESTIMA – Braz. J. Enterestomal Ther., deve ser utilizado em todas as referências bibliográficas.

E a partir de 2018, a publicação dos artigos ocorre em dois idiomas, português/inglês ou espanhol/inglês, apenas na versão online e na modalidade fluxo contínuo, reunidos em um único volume anual. Os artigos são disponibilizados assim que aprovados pelo editor chefe e finalizados pela produção editorial.

Processo de Avaliação pelos Pares

A ESTIMA – Braz. J. Enterestomal Ther. adota o sistema de avaliação por pares duplo cego, onde a identidade dos autores e avaliadores são preservadas.

Os manuscritos submetidos serão inicialmente verificados quanto à adequação ao escopo, observância do atendimento às normas editoriais e a similaridade do conteúdo (plágio) utilizando o sistema iThenticate.

Os manuscritos sem ou com baixa porcentagem de similaridade serão encaminhados para avaliação. Manuscritos com alto teor de similaridade serão devolvidos ao autor para correção ou rejeitados em definitivo.

Os manuscritos aceitos para avaliação serão encaminhados para no mínimo dois pareceristas ad hoc, que deverão avaliar o manuscrito quanto ao conteúdo científico, encaminhando o resultado ao editor chefe ou editor associado que, baseado nos mesmos, decidirá pela publicação, recusa ou solicitação de correções ao autor.

Nos casos em que uma nova versão é solicitada, após recebimento, o editor chefe ou editor associado poderá decidir pela aceitação imediata ou encaminhamento para nova rodada de avaliação.

Nos casos e que o autor não concordar com a decisão recebida, é permitida a apelação, argumentando suas razões por meio do envio de e-mail ao editor-chefe que reconsiderará a decisão podendo ratificá-la ou não.

Os editores e avaliadores se valem do direito de declinar do aceite para avaliação em caso de artigos que não estejam contemplados no escopo da revista, não possuam questões de pesquisa clara e inédita ou método adequado para resposta a questão de pesquisa.

O corpo de pareceristas da revista é composto por pesquisadores oriundos de diversas instituições de ensino e pesquisa, sendo atualmente composto por 11% de pareceristas internacionais.

Entre os pareceristas brasileiros, cerca de 31% são afiliados a instituições do Estado de São Paulo e os demais oriundos dos outros estados.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio da gratuidade e democratização do acesso público ao conhecimento científico.

Periodicidade

O Brazilian Journal Enterostomal Terapy é uma publicação contínua (rolling pass) que produz um volume anual com no mínimo 30 artigos disponibilizados assim que aprovados e finalizados pela produção editorial. Para manter a pontualidade na publicação o fechamento de cada número ocorrerá antes de 31 de dezembro de cada ano. Esta modalidade de publicação visa acelerar a divulgação dos resultados contribuindo para a base de conhecimento público na área.

Direitos autorais

Para maximizar a disseminação e uso do material publicado, a ESTIMA – Braz. J. Enterestomal Ther. adota a licença Creative Commons Atribuição CC BY. Assim os direitos autorais pertencerão aos autores, sendo permitido que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.

Aspectos Éticos

A Estima – Brazilian Journal of Enterestomal Therapy segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committeeon Publication Ethics (COPE (http://publicationethics.org/), bem como as orientações do International Committeeof Medical Journal Editors (http://www.icmje.org.) tendo firmado a Declaração de São Francisco sobre a Avaliação da Investigação (DORA) ( https://sfdora.org).

Destaca também que apoia a política de Ensaios Clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Boas Práticas Clínicas, bem como a Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008 e 2013), além do atendimento a legislações de pesquisa realizada no Brasil.

Para pesquisas que envolvem seres humanos, os autores deverão enviar cópia de aprovação emitida por um Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), conforme regulamentado pelas Resoluções n. 466/2012 e n. 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) ou órgão equivalente, no país de origem da pesquisa, ainda que se trate de estudo/relato ou série de casos e um termo de consentimento informado deve estar previsto.

Nas pesquisas desenvolvidas no Brasil, o número do processo/projeto deverá constar na Seção de Métodos do manuscrito.

Todos os artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião dos Editores e dos membros do Conselho Editorial. Quando houver a utilização de produtos farmacêuticos, estes deverão ser citados genericamente no corpo do texto. Havendo necessidade de citar a marca, esta deverá ser efetuada no final do texto, como observação. Estudos do tipo ensaio clínico devem incluir o número do Registro de Aprovação de Ensaios Clínicos (http://www.ensaiosclinicos.gov.br), cujo documento comprobatório deverá ser enviado à revista.

Em casos de pesquisas envolvendo animais, a aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais também deve ser encaminhada. Considerando-se que a Revista Estima apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos, em acesso aberto, serão aceitos para publicação somente os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos. Esses devem ser validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE (http://www.icmje.org). O número de identificação deverá ser registrado no final do resumo.

Conflito de Interesse

Os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos de interesse que possam influenciar seu trabalho para que a Equipe Editorial possa decidir sobre o manuscrito. Os autores devem informar o apoio financeiro e outras conexões financeiras ou pessoais em relação ao seu trabalho, quando houver. As relações financeiras ou de qualquer outro tipo que possam levar a conflitos de interesse devem ser informadas pelos autores durante a submissão do manuscrito.

O autor correspondente, ao submeter o manuscrito, deverá firmar eletronicamente: a) o compromisso de que o manuscrito não está sendo submetido a outro periódico; b) a responsabilidade por parte de todo(s) autor(es) acerca da autoria e da originalidade; c) informação sobre conflitos de interesse; d) informação sobre o recebimento de financiamento de órgãos de fomentos à pesquisa.

Má Conduta

A Estima – Brazilian Journal of Enterestomal Therapy utiliza o Digital Object Identifier (DOI®) é comprometida com os princípios da ética e da integridade científica e condena fortemente o plágio e o autoplágio, utilizando do sistema de detecção do nível de similaridade iThenticate mediante convênio firmado pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Caso a similaridade seja superior 21%, o manuscrito será recusado e tanto os autores quanto suas instituições serão notificadas. Caso plágio ou fraude sejam detectados no processo peer-review, nas etapas de avaliação por revisores ou pelos editores, estas medidas também serão aplicadas.

Quando qualquer tipo de má conduta for identificada após a publicação do artigo, a Estima – Brazilian Journal of Enterestomal Therapy irá publicar uma retratação informando a infração cometida na mesma edição que o manuscrito tiver sido divulgado.

Documentos para submissão

□ Manuscrito sem identificação dos autores
□ Parecer do Comitê de Ética / Protocolo de registro de ensaios clínicos
□ Comprovante do pagamento da taxa de submissão ou de Associado SOBEST ativo.

 

Preparo do Manuscrito

Os manuscritos deverão ser originais e inéditos, podendo ser apresentados em português, inglês ou espanhol. Não serão aceitos manuscritos encaminhados simultaneamente a outros periódicos ou previamente publicados.

Em 2021, o tempo médio para avaliação dos manuscritos até decisão final foi de 54 dias e para publicação de 80 dias. Neste período 54% dos artigos foram recusados.

Todas as comunicações e notificações serão feitas ao autor, exclusivamente pelo sistema eletrônico ou por e-mail. A identificação dos autores deve ser feita somente no sistema de submissão. Não serão aceitos artigos que apresentam os nomes dos autores no corpo do texto do manuscrito.

As seguintes informações devem ser apresentadas no momento da submissão: nomes completos de todos os autores, afiliação (instituição de origem com 3 instâncias), e-mail e ORCID. O cadastro para obtenção do ORCID é gratuito e poderá ser feito individualmente ou pela instituição, através do link: https://orcid.org/. O nome do autor correspondente deverá ser especificado e conter além das informações obrigatórias, o endereço postal completo.

Para garantir a integridade do processo de revisão cega por pares, é obrigatório evitar as identidades dos autores no corpo do texto. Portanto, verifique se os seguintes passos foram dados em relação ao texto e às propriedades do arquivo: (1) exclua o nome dos autores no texto; (2) não inclua a seção “Agradecimentos; (3) não incluir a seção "Contribuição do autor"; e (4) a identificação do autor também deve ser removida das propriedades do arquivo. Na etapa de edição de texto, após a aprovação do manuscrito, o autor correspondente será solicitado a preencher todas essas informações.

A ESTIMA – Braz. J. Enterestomal Ther. endossa a taxonomia do CRediT dos papéis dos contribuintes e encoraja os autores a usar essa taxonomia ao fornecer uma seção de Contribuição dos Autores para seus manuscritos. Após aprovação do artigo, a equipe de editoração da revista irá solicitar a identificação da contribuição de cada autor.

Portanto, no ato da submissão deve ser apresentado apenas um documento que contenha:

a) Título: deve estar em português, inglês e espanhol e sem abreviações. O título deve ser conciso e explicativo e representar o conteúdo do trabalho. Deve conter, no máximo, 15 palavras, com espaçamento 1,5 da linha. Itens não permitidos: siglas, abreviações e localização geográfica da pesquisa.

b) Resumo: deve ser estruturado e conter objetivos, método, resultados e conclusão, redigido em parágrafo único, em até 200 palavras. Devem ser apresentadas suas traduções para o inglês (abstract) e espanhol (resumen). Caso o manuscrito seja escrito originalmente em espanhol, deve conter as traduções para o português e inglês; e quando escrito originalmente em inglês, deve conter as traduções para o português e espanhol.

c) Descritores: deve incluir de 3 a 6 descritores, separados por ponto, também apresentados em português, inglês e espanhol respectivamente após o resumo, abstract e resumen. Os descritores devem estar de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DECs) ou MeSH (Medical Subject Headings) e devem ser consultados, respectivamente, nos sites http://decs.bvs.br/ e http://www.nlm.nih.gov/mesh/. É recomendada a utilização da palavra chave “Estomaterapia” em todos os artigos submetidos, objetivando sua inserção futura como descritor.

d) Texto estruturado na seguinte sequência: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Discussão (contendo limitações e recomendações), Conclusão e Referências. Anexos somente serão aceitos quando necessários e indispensáveis para o estudo.O manuscrito deverá ser apresentado logo após os resumos e descritores, em formato editor Microsoft Word 2003 ou superior com extensão .doc ou .docx, Fonte Times New Roman tamanho 12, justificado, espaço 1,5 da linha em todo o texto e sem paginação ou quebras de página ou seção em toda extensão do arquivo.

e) Figuras e tabelas: Serão permitidas, no máximo, cinco tabelas ou figuras que deverão estar inseridas no corpo do texto, logo após terem sido mencionadas pela primeira vez. As fontes internas das ilustrações deverão ser do tipo Times New Roman 10 com espaçamento simples. A elaboração das tabelas deve seguir as "Normas de Apresentação Tabular" estabelecidas pelo Conselho Nacional de Estatística e publicadas pelo IBGE (1993). Quando a tabela for extraída de outro trabalho, a fonte original deve ser mencionada logo abaixo da mesma. Neste caso, deve ser solicitada a autorização para os autores. O título da tabela e figura deve conter informações mínimas pertinentes e necessárias, incluindo local e ano de coleta dos dados. As ilustrações deverão ser apresentadas centralizadas e sem recuo, não ultrapassando o tamanho de uma folha. Não serão aceitas fotos ou figuras originárias de outros estudos sem a autorização dos autores originais. Quando houver fotografias, estas devem estar em resolução acima de 300dpi. Link para as normas IBGE: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf

f) Financiamento: este deve ser mencionado no final do texto, caso o estudo tenha recebido apoio de órgãos de fomento ou de empresas. Em virtude da Portaria CAPES n. 206 de 4 de setembro de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de citação da CAPES é solicitado a todos os autores que informem o recebimento de auxílio parcial ou integral à pesquisa em todos os manuscritos submetidos. Deve ser informado o número do processo do auxílio recebido (grant).

g) Referências: As citações e referências devem ser elaboradas de acordo com as normas Vancouver (http://www.icmje.org). Cada manuscrito pode conter, no máximo 25 referências, das quais 75% de artigos publicados em periódicos recentes, nos últimos cinco anos. Para artigos do tipo revisão não há restrição quanto ao número de referências. Dissertações, teses, livros, documentos oficiais, resumos em anais de eventos e links da Internet são considerados textos de literatura cinzenta e sua citação deve ser restrita a no máximo três citações por artigo. A exatidão das informações nas referências é de responsabilidade dos autores.

Exemplos de referências mais comuns:

Livros: Tyrrell MAR. Programas Nacionais de Saúde Materno-infantil: impacto político-social e inserção da enfermagem. Rio de Janeiro: EEAN/ UFRJ; 1995.

Livro com edição: Souza EDF. Novo manual de enfermagem. 5ª ed. Rio de Janeiro: Bruno Buccini; 1972.

Obra de autoria institucional: Ministério da Saúde (BR). Dengue: instruções para pessoal de combate ao vetor: manual de normas técnicas. 3ª ed. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2001.

Capítulo de livro: Pinto MCI, Porto IS. A dor como quinto sinal vital. In: Figueiredo NMA, organizador. Ensinando a cuidar de clientes em situações clínicas e cirúrgicas. São Caetano do Sul (SP): Difusão Paulista de Enfermagem; 2003. p.59-78.

Livro publicado por organizador, editor ou compilador: Loyola CMD, Oliveira RMP, organizadores. Indícios marginais. Rio de Janeiro: EEAN/UFRJ; 2003.

Artigo científico publicado em periódicos (abreviar os títulos de acordo com o Medline. Consultar o site: www.ncbi.nlm.nih.goventrezquery.fcgi?=journals). Para até 6 autores citar todos. Acima de 6, usar et al. Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med 2002 Jul;347(4):284-7. Lakka HM, Laaksonen DE, Lakka TA, Niskanem LK, Kumpusalo E, Tuomilehto J et al. The metabolic syndrome and total cardiovascular disease mortality in middle-aged men. JAMA 2002;288:2709-716. Cabral IEC. Cuidando y educando para la cidadanía: modelo sociopolítico. Freire Online. Journal of the Paulo Freire Institute/UCLA [periódico na internet]. 2003 jul; [citado 2003 set 10]; 1(2):[aprox.3 telas]. Disponível em: http://paulofreireinstitute.org/freireonline/volume1/1cabral2.htm

Trabalho apresentado em evento científico e publicado em anais: Magalhães MEC, Pozzan R, Brandão AA, Cerqueira RCO, Roussoulières ALS, Szwarcwald C, et al. Early blood pressure level as a mark of familial aggregation for metabolic cardiovascular risk factors. Annual Meeting of the World Congress of Cardiology; 1998 Apr 26-30.

Proceedings. Rio de Janeiro, 1998. J Am Coll Cardiol 1998;31(5 Suppl C):408C Teixeira MLO, Sauthier J. Orientação para o autocuidado de clientes cirúrgicos: um estudo fundamentado na relação dialógico-educadora de Paulo Freire. Resumos dos trabalhos apresentados no 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2000 out. 21-26; Recife-Olinda (PE), Brasil. Recife (PE): ABEn; 2000. p. 13.

Dissertação e tese: Souza IEO. O desvelar do ser-gestante diante da possibilidade de amamentação [tese]. Rio de Janeiro (RJ): Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1993. Relatório técnico e científico: Associação Brasileira de Enfermagem, Seção Rio de Janeiro. Relatório Financeiro 2000. Rio de Janeiro: ABEn (RJ); 2000. N° 2014-0139-2824.

Documento jurídico: Lei n. 7.498 de 25 de junho de 1986 (BR). Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências. Diário Oficial da União [periódico na internet], Brasília (DF). 26 jun 1986 [citado 4 jul 2008]. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7498.htm

Guias para apresentação do texto

A ESTIMA – Braz. J. Enterestomal Ther. recomenda a utilização de guias da Rede Equator para o preparo e submissão dos manuscritos, conforme tipo de estudo:

      Ensaio clínico randomizado: CONSORT.

      Revisões sistemáticas e metanálises: PRISMA.

      Estudos observacionais em epidemiologia: STROBE.

      Estudos qualitativos: COREQ.

Tradução/versão

Todos os artigos serão publicados nos idiomas português e inglês ou espanhol e inglês. Durante a etapa de editoração dos artigos aprovados será solicitado aos autores o pagamento da taxa para versão ou tradução para a segunda língua. Para garantir a qualidade e padronização, as mesmas serão realizadas por empresa especializada contratada pela ESTIMA – Braz. J. Enterestomal Ther. e submetidas ao autor correspondente para aprovação.

Taxas para Autores

O Brazilian Journal of Enterostomal Therapy – Revista Estima não cobra taxa de submissão para novos manuscritos.

Após a pré-análise, se o manuscrito estiver habilitado para ingressar no processo de avaliação, será cobrada uma taxa de avaliação no valor de R$200,00 para os não associados à SOBEST. Esta taxa não será cobrada para os associados da SOBEST. O pagamento da taxa deverá ser realizado por meio de depósito bancário. O comprovante do depósito ou de associado deverá ser anexado no sistema durante o processo de submissão do manuscrito. A taxa não será devolvida aos autores em qualquer circunstância.

A taxa de editoração e tradução para o segundo idioma é de R$500,00. Após aprovação do manuscrito, na etapa de edição, os autores serão notificados pela equipe editorial para o pagamento da mesma que deverá ser realizada e comprovado da mesma forma.

Dados bancários para depósito/transferência:

Banco Santander
Agência: 3919
Conta Corrente: 13000246-4
SOBEST – Associação Brasileira de Enfermagem em Estomaterapia
CNPJ: 67.832.063/0001-85
 
PIX
SOBEST - Associação Brasileira de Enfermagem em Estomaterapia
CNPJ: 67.832.063/0001-85
 

Histórico do periódico

Para conhecer um pouco da história da revista, acesse:

Yamada BFA, Blanes L, Rogenski NMB (2018) Um pouco de história da Revista ESTIMA – Braz J Enterestomal Ther, 16: e1618. doi: 10.30886/estima.v16.630_PT